23/03/16 às 20h54 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran leva blitz educativa à Universidade de Brasília

O foco da operação foi o cuidado com o ciclista e a atenção às vagas exclusivas

(Brasília, 23/03/2016) – O Departamento de Trânsito realizou na manhã desta quarta-feira (23) uma blitz educativa nos estacionamentos da UnB, na Asa Norte. Os motoristas, ciclistas e pedestres foram orientados sobre cuidado, respeito e atenção às leis de trânsito.

O foco dessa operação foi o cuidado redobrado com o ciclista e a atenção às vagas exclusivas. A equipe encontrou vários carros estacionados irregularmente, inclusive fechando retornos internos. Um folder foi deixado nos veículos para alertar o condutor de que ele foi flagrado desrespeitando a legislação e o espaço comum a todos que transitam por ali.

A ação do Detran foi uma solicitação do Centro Interdisciplinar em Transportes (Ceftru) da Universidade de Brasília. De acordo com o Coordenador do Ceftru e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Transportes, Pastor Willy Gonzales Taco, o fluxo de ciclistas aumentou expressivamente no Campus nos últimos anos assim como também cresceu o número de automóveis.

Para o professor Pastor Willy, ações como essa reforçam a importância do bom-senso e o respeito às leis de trânsito. A equipe da Blitz Educativa do Detran contou com a participação de 15 pessoas e foi muito bem recebida por onde passou na Universidade.