15/01/18 às 12h24 - Atualizado em 1/11/18 às 11h39

Operação Lei Seca flagra 70 condutores alcoolizados

Mais de 160 veículos foram recolhidos aos depósitos no fim de semana

(Brasília, 15/01/2018) – Durante a Operação Lei Seca realizada no Distrito Federal pelo Detran-DF, PMDF, DER e PRF, de sexta-feira (12/01) a madrugada desta segunda-feira (15/01), foram autuados 70 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, sendo que um foi conduzido à delegacia por apresentar quantidade de álcool considerada crime. Também foram flagrados seis motoristas inabilitados e seis com a CNH vencida há mais de 30 dias. As equipes recolheram aos depósitos 161 veículos por infrações diversas, um deles com mais de R$ 20 mil em débitos.

As operações fizeram parte de uma ação integrada nacional de combate à alcoolemia, promovida pelo Fórum Permanente das Operações Lei Seca do Brasil. As ações ocorreram em diversas regiões do País. Em Brasília, as atividades ficaram prejudicadas pelas fortes chuvas.

Bafômetro descartável

Em 2018, o Detran-DF dará continuidade as atividades relativas a álcool e direção. Dentre as ações educativas previstas para o período de Carnaval, o Detran utilizará bafômetros descartáveis para conscientizar a população. A intenção é demonstrar que o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica pode trazer alterações ao organismo. O material também será utilizado na triagem de condutores durante as ações de fiscalização.

Além disso, o Detran intensificará as ações de combate à condução de veículo após a ingestão de bebida alcoólica. A exemplo da Operação Festa Segura, realizada durante as festividades de fim de ano, a intenção é promover uma intensa fiscalização por 15 dias.