Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/18 às 11h11 - Atualizado em 28/06/18 às 17h47

Requerimento de cópia de multa e aviso de recebimento dos Correios

O Detran/DF disponibiliza ao cidadão requerimento para solicitar cópia do auto de infração (documento de origem da constatação da infração de trânsito) ou imagens digitalizadas para fins de análise do real cometimento da multa ou para dirimir dúvidas acerca da infração ou do veículo.

A cópia do aviso de recebimento – AR dos Correios, comprovante de entrega da notificação da autuação – NA e/ou da notificação da penalidade – NP no endereço cadastrado no Detran-DF, também pode ser solicitado para verificação de datas e identificação da pessoa que recebeu a notificação.

Em geral, as cópias são solicitadas para subsidiarem interposição de recurso junto ao Detran/DF (Defesa Prévia, JARI ou Contrandife).
São fornecidos somente auto de infração e imagens (talão de papel, talão eletrônico e imagens de equipamentos eletrônicos – radar, semáforo ou barreira eletrônica) de infrações registradas em vias urbanas do Distrito Federal. O Detran/DF não possui acesso às multas de outros órgãos estaduais ou federais.
Na notificação de autuação e na notificação de penalidade encontra-se descrito o órgão autuador no campo de identificação da autuação.

Ser proprietário do veículo, representante legal (procurador), condutor infrator abordado ou condutor identificado (aquele ao qual foi repassada a responsabilidade da infração de trânsito).
Requerimento de cópias de multas e aviso de recebimento, disponível no site e no protocolo do Detran/DF, preenchido e assinado;
Cópia de documento de identificação, da Carteira Nacional de Habilitação ou da Permissão para Dirigir do proprietário, representante legal, condutor identificado ou infrator abordado.

Cada cópia ou documento digitalizado, seja de imagem, foto, multa lavrada (auto de infração) ou aviso de recebimento dos Correios, será cobrada de acordo com valores constantes na tabela de preços da autarquia.

Presencialmente nos protocolos do Detran/DF de 08:00 às 18:00 horas:

a) SAM, Lote A, Bloco B Edifício sede.
b)STRC, Trecho 1, Conjunto B, Lts 01/08, Zona Industrial – SIA .
c)Setor de Indústrias Gráficas de Taguatinga AE 02 – Taguatinga Norte, edifício Detran de Taguatinga.

No ato da entrega do requerimento no protocolo do Detran/DF, será emitido boleto para pagamento do serviço que poderá ser pago no BRB, Banco do Brasil ( só correntistas) ou CEF.

Após a baixa do pagamento do serviço, somente será enviada cópia de multa expressamente especificada com o número do auto de infração. Sendo mais de uma multa, devem ser identificadas uma a uma de acordo com requerimento próprio.

Serão disponibilizadas somente cópia de auto de infração e imagem de multa cometida na circunscrição do Distrito Federal e que o órgão autuador seja o Detran/DF. Na notificação de autuação e na notificação de penalidade encontra-se descrito o órgão autuador no campo de identificação da autuação.

As cópias serão enviadas pelos Correios no endereço declarado no requerimento e o prazo previsto para o envio e entrega das cópias ao requerente é de 7 (sete) dias úteis após o baixa do pagamento no sistema. Ressaltamos que dados incompletos ou errados inviabilizarão a entrega do documento solicitado.

Caso os documentos enviados retornem dos Correios, ficarão disponíveis na UCOI – Unidade de Controle de Infração de Trânsito, sito à SAM quadra 907, bloco T, Asa Norte, Depósito do Detran/DF, e poderão ser retirados pelo requerente no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

Conforme a Lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, alterada pela Lei nº10.741/2003, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo de Brasília

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)