Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/21 às 15h33 - Atualizado em 13/01/22 às 18h24

Segurança do ciclista é destaque no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

COMPARTILHAR

Detran promove momento para refletir sobre a vulnerabilidade de quem pedala e a responsabilidade de todos com o ciclista

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 19/11/2021) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realiza, neste domingo (21), uma atividade com ciclistas em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A escolha de ação educativa direcionada à segurança do ciclista se dá tanto pela vulnerabilidade desse modal de transporte como pelo crescente uso da bicicleta na locomoção diária, no esporte e no lazer dos brasilienses.

 

“Escolhemos um passeio ciclístico para reverenciar as vítimas de trânsito e celebrar as vidas que conseguimos poupar com a participação e responsabilidade de todos os brasilienses. Mesmo tendo batido a meta da ONU de reduzir pela metade as mortes no trânsito, a fragilidade do ciclista nos preocupa muito e, por isso, estamos investindo pesado em ações com foco na segurança deste público. Tanto os condutores precisam ter mais sensibilidade e respeito aos que pedalam, como os próprios ciclistas devem zelar pela própria segurança, cumprindo as normas de circulação para bicicletas”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.

 

Em 2020, o DF registrou 51% de redução de mortes no trânsito em relação a 2010. O melhor resultado foi em relação aos pedestres, onde a redução de mortes foi de 65,5%, caindo de 154 óbitos em 2010 para 53 em 2020. Já em relação aos ciclistas, a redução foi um pouco menor (44%), reduzindo de 34 mortes em 2010 para 19 mortes em 2020.

 

Zélio Maia esclarece que as ações de educação, engenharia e fiscalização da autarquia visam proporcionar um trânsito mais seguro para todos, mas, principalmente para os mais vulneráveis: pedestres e ciclistas. O diretor parabeniza a população do DF, pois a redução da violência no trânsito só foi possível com o engajamento, sensibilidade e compromisso de todos que buscam fazer seus deslocamentos diários de forma mais segura.

 

Passeio ciclístico

O 3º Circuito de Passeio Ciclístico do Detran-DF acontecerá neste domingo (21), com concentração às 7h30, em frente ao Ginásio do Cruzeiro. A saída está prevista para ocorrer às 9h. Os interessados em participar do passeio ciclístico devem se inscrever pelo site: www.even3.com.br/circuitodetrandfcruzeiro/. Os inscritos receberão uma “sacochila” do Detran, contendo pulseira refletiva e materiais educativos.

 

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

A data, comemorada mundialmente no 3º domingo de novembro, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, como um momento para homenagear não apenas as pessoas que morreram em decorrência de acidentes viários, mas também os familiares, amigos e profissionais que lidam diariamente com as consequências traumáticas de tragédias ocorridas no trânsito.

 

Durante o trajeto do passeio ciclístico, está prevista a realização de um ato simbólico para marcar um momento de reflexão pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, onde os participantes farão uma parada na Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental, para um minuto de silêncio.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)