Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/03/23 às 16h47 - Atualizado em 3/03/23 às 17h12

Detran-DF participa do 75º Encontro Nacional dos Detrans

COMPARTILHAR

O evento ocorreu em Brasília, com foco em soluções práticas que melhorem a prestação dos serviços dos Detrans

 

(Brasília-DF, 3/3/2023) Aconteceu em Brasília, no Centro de Convenções Brasil 21, o 75º Encontro Nacional dos Detrans, organizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), nos dias 1º, 2 e 3 deste mês. Estiveram presentes representantes dos Detrans de todas as Unidades da Federação e representantes de órgãos, entidades, Secretarias e empresas prestadoras de serviços ligadas ao Sistema Nacional de Trânsito.

 

Pelo Detran-DF, compareceram ao evento: o Diretor-geral, Marcelo Portela; o Diretor-geral Adjunto, Francisco Saraiva; o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Wesley Cavalcante, a Diretora de Condutores e Veículos, Fernanda Curti; a Diretora de Educação de Trânsito, Paula Nunan; a Diretora de Finanças, Amanda Paiva, bem como outros chefes, gerentes e coordenadores.

 

Para o Diretor do Detran-DF, Marcelo Portela, é importante a participação da Autarquia para que haja a troca de experiências e conhecimentos em diversas áreas, como educação, dados estatísticos e policiamento e fiscalização de trânsito, na busca de soluções práticas e encaminhamentos de documentos que melhorem a prestação dos serviços dos Detrans.

 

No primeiro dia do evento, houve a eleição e posse da nova diretoria da AND para o biênio 2023-2024. Foram eleitos o presidente, Jonielson Pereira, do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte e o vice-presidente, Eurico da Cunha Neto do Detran de Minas Gerais, dentre outros cargos da AND. A abertura do encontro aconteceu no dia 2, com participação das autoridades máximas das autoridades do Sistema Nacional de Trânsito, com falas do presidente da AND e do Secretário da Secretaria Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, que reforçaram a importância de os Detrans trocarem experiências em suas áreas específicas.

 

No painel sobre Campanhas Educativas, que aconteceu na quinta-feira (2), estiveram presentes a Assessoria de Comunicação do Detran-DF, com seu chefe, Glauber Peixoto e servidoras; a Diretora da Direduc, Paula Nunan e o Gerente da Escola Pública de Trânsito, Marcelo Granja. Foram discutidos temas como o planejamento das ações das Ascoms dos Detrans para 2023 e o cronograma das campanhas educativas de trânsito, previsto na Resolução nº 980/2022. Ao final, foi compilado documento com proposição de melhorias de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, produção de manuais de procedimentos e propostas de cursos de capacitação.

 

Alguns painéis do 75º Encontro da AND:

 

  • O cenário nacional e as perspectivas com o PNATRANS;
  • Observatório Nacional de Segurança Viária;
  • Gestão da segurança veicular – placas Mercosul;
  • Educação para o trânsito – inteligência artificial aplicada a formação do condutor.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)