29/01/20 às 13h28 - Atualizado em 30/01/24 às 17h13

Manual de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH

Desde 2016, diante da inquietação de como contribuir para melhorar a capacidade crítico-social, voltada para o bem-estar de todos na sociedade e dos atores do trânsito, a Diretoria de Educação de Trânsito mobiliza-se para levar aos Centros de Formação de Condutores – CFCs e aos alunos uma aprendizagem significativa, capaz de modificar o comportamento das pessoas no trânsito, tornando-as mais conscientes sobre sua responsabilidade por um trânsito que valorize a vida. Há uma convicção de que essa transformação passa por uma formação cooperativo-comportamental, e como não poderia deixar de ser, apoiada em material didático condizente com essa aprendizagem. Nasce o projeto Reformulação Pedagógica, em que a edição de um novo manual é uma das ações.

O contexto de seu desenvolvimento ampara-se nas mais modernas e avançadas teorias didático-pedagógicas e nos trabalhos de metodologias de aprendizagem significativa, como Ausubel (1982), Libâneo (1990) e Marcel (2003). O novo manual nasce ali, em 2016, em meio a discussões sobre teorias pedagógicas, métodos de avaliação, metodologias de aprendizagem, com pesquisa acerca de experiências inovadoras e de sucesso espalhadas pelo mundo afora.

Na metade do segundo semestre de 2016, os trabalhos começam com a releitura do conteúdo criado e repassado pelos professores da Escola Pública, responsáveis por ministrar disciplinas relacionadas à formação e à capacitação de condutores. A primeira fase, cerca de um ano e meio de duração, cuidou da revisão linguística, gramatical, discursiva e da adaptação dos conteúdos. Concluída, percebeu-se a necessidade de aprofundar o trabalho. De uma mudança total da linguagem, de uma expressiva fuga do tecnicismo e uma melhora na qualidade dos textos.

No segundo semestre de 2017, com viés pedagógico melhor definido reinicia-se a escrita e a composição discursiva, imagens, textos, e o material ganha uma didática moderna, seja pelos seus textos, seja pela sua composição gráfica. E dá uma guinada de 180º, quando se desloca do tecnicismo para o escopo da aprendizagem significativa, desenhado rigorosamente na engenharia da Matriz de Referência para avaliação – produzida e adotada pela Diretoria de Educação de Trânsito.

Eis, então, a segunda edição do Manual de Obtenção da CNH, com sua gênese construída em 2016, legitimado por educadores e sociedade civil de alguma forma ligada à proposta de qualificação do trânsito. Um material didático voltado criticamente a formar condutores dotados de competências para encontrar maneiras, comportamentos e atitudes direcionados a segurança e prioridade do pedestre, à avaliação de programas de segurança, dentro de uma ‘abordagem abrangente e holística, nisso inclusos engenharia de trânsito, legislação e fiscalização, bem como medidas de mudança de comportamento’ (Segurança de pedestres, OMS-2013).

Para acessá-lo, clique na imagem abaixo.