Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/16 às 11h06 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran faz acordo de Cooperação Técnica Internacional com Unesco

COMPARTILHAR

O objetivo é promover ações de educação, capacitação e conscientização para a segurança no trânsito

(Brasília, 06/05/2016) – O diretor-geral do Detran-DF, Jayme Amorim, firmou acordo com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Agência Brasileira de Cooperação Técnica do Ministério das Relações Exteriores, na quarta-feira (04/04), visando as boas práticas por uma cultura de paz para o trânsito no Distrito Federal.

O objetivo principal do acordo é promover ações de educação, capacitação e conscientização voltadas à segurança e cidadania para o trânsito. Até o momento, esse projeto de cooperação internacional em educação no trânsito, firmado pela Unesco com uma cidade, é o único no mundo. Com isso, Brasília se torna a primeira cidade no mundo a firmar acordo dessa natureza.

Boas práticas

Intitulado “Capacitação, produção de conteúdo e intercâmbio de boas práticas: por uma cultura de paz para o trânsito no Distrito Federal” esse projeto de cooperação possui três pontos de destaques: capacitação de servidores, produção de pesquisas e intercâmbio de boas práticas.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Glaucia Simões, o acordo consistirá na capacitação dos servidores do GDF, voltada principalmente aos da área de segurança pública, na capacitação junto às comunidades escolares e também nas oficinas junto aos líderes comunitários nas Regiões Administrativas.

Outro projeto será o aprimoramento das práticas educacionais voltadas para o trânsito no âmbito do GDF. Por último, uma proposta que prevê o intercâmbio com países que desenvolvem boas práticas em educação para o trânsito, visando à troca de experiências.    

Maio Amarelo

A celebração do Acordo de Cooperação Técnica Internacional faz parte da iniciativa do Detran-DF em atenção ao proposto na Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU (2011-2020), lançada em maio de 2011, o que inspirou a criação do movimento Maio Amarelo, para a promoção de ações de segurança no trânsito.

A solenidade de assinatura foi realizada na Escola de Governo com a participação do diretor da Unesco, Lucien Munõz, da Agência Brasileira de Cooperação Técnica do Ministério das Relações Exteriores, embaixador João Almino, do diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, da secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, da secretária de Esporte, Lazer e Turismo, Leila Barros, além dos diretores do Detran-DF.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)