1/08/17 às 15h55 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran supera meta de economia de água definido pelo governo

Redução de consumo foi o triplo do exigido pelo Decreto nº 37.644/2016

(Brasília – 1/8/2017) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal registrou uma redução significativa no consumo de água nos prédios da autarquia, atingindo 33,5% de economia no segundo trimestre de 2017 em comparação com o mesmo período de 2016. Em abril, maio e junho de 2016, o consumo de água na autarquia somou 6.837m³, reduzindo para 4.544m³ nos mesmos meses de 2017 – uma economia de 2.293m³ ou 2.293.000 litros de água.

De acordo com o Comitê Gestor Ecológico do órgão, ações simples foram implementadas em atendimento ao Decreto nº 37.644, de 20 de setembro de 2016, que instituiu meta mínima de redução do consumo de água pelos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Distrito Federal em 10%.

Além da verificação de vazamentos de torneiras e encanamentos, da suspensão da irrigação de jardins com água potável, da alteração na rotina de limpeza dos prédios, da mudança na periodicidade de lavagem das viaturas e da realização de visitas às unidades para sensibilização dos servidores quanto ao consumo consciente da água, o Núcleo de Manutenção Predial passou a acompanhar, mensalmente, o gasto de água em cada unidade do Detran. Com isso, cada gestor passou a receber, por e-mail, a quantidade de água consumida pela sua unidade naquele mês.

“Essa redução é fruto do esforço de todos os servidores e representa o compromisso do Detran com as políticas de governo e com o meio ambiente”, destaca o diretor-geral da autarquia, Silvain Fonseca.

Torneira de Ouro

Para estimular os servidores a utilizarem de forma consciente esse recurso natural, o Comitê Gestor Ecológico criou o troféu Torneira de Ouro, que é entregue trimestralmente à unidade que obtiver o maior percentual de redução do consumo aferido a cada três meses. O troféu é itinerante e, por isso, para continuar com ele a unidade precisa manter médias tão boas quanto da primeira vez.

No trimestre abril, maio e junho deste ano, o troféu Torneira de Ouro foi para o Detran Sede, que conseguiu economizar 66,7% de água, passando de uma média mensal de 405m³, aferida nos últimos 12 meses, para a média mensal de 135m³ no trimestre de 2017. Considerando todas as unidades, a redução geral do consumo foi de 29,1%, passando de uma média mensal de 2.136m³ para 1.514m³ neste trimestre.