Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/16 às 3h00 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Acordo de cooperação capacita e salva vidas

COMPARTILHAR

Em um ano, Uopa transportou corações, córneas, rins e fígado

(Brasília – 18/02/2016)Um acordo de cooperação técnica entre o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Secretaria de Saúde (SESDF), firmado em fevereiro de 2015, está proporcionando à Autarquia a oportunidade de levar esperança a diversas famílias.

Nesse primeiro ano de vigência do acordo, o Detran já auxiliou o sistema de saúde com o transporte de 19 órgãos, entre coração, fígado, rins e córnea. Essa parceria visa aumentar o aproveitamento de órgãos doados e tornar mais ágil o trabalho da equipe de transplantes do Distrito Federal.

Por se tratar de um trabalho que exige rapidez, habilidade e precisão, o Sentinela 01, helicóptero do Detran de prefixo PR-EBQ, é peça fundamental nessa parceria e já auxiliou o sistema de saúde com o transporte de nove corações para transplante.

O trabalho é acompanhado por profissionais especializados da Central de Captação e Transplante de Órgãos e tem ocorrido não somente dentro do Distrito Federal, mas também em outras localidades, a exemplo de Goiânia.

O uso da aeronave e de viaturas do Detran no transporte de órgãos humanos para transplante foi um dos objetos do acordo de colaboração mútua entre o Departamento e a Secretaria. Com isso, o Detran somou-se ao trabalho que já é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Conforme prevê o convênio, a Secretaria de Saúde oferece como contrapartida o treinamento de primeiros socorros aos agentes de trânsito do Detran, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), visando a capacitação dos profissionais nos procedimentos adequados em casos de acidentes.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)