Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/07/16 às 20h21 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Alunos terão aulas teóricas de educação para o trânsito

A iniciativa faz parte do programa Detran nas Escolas, que prevê a Formação de professores

(Brasília, 28/07/2016) – Futuramente, os estudantes de escolas públicas do Distrito Federal que forem tirar a Carteira Nacional de Habilitação não precisarão mais passar pela autoescola para fazer a prova teórica durante o processo de obtenção da CNH. A formação teórica será inserida na grade das escolas como atividade extracurricular, com foco em educação para o trânsito.

O objetivo é preparar os alunos de maneira que eles tenham a formação teórica na escola com o processo de ensino aprendizagem. A matéria deverá ser introduzida do ensino fundamental ao ensino médio e a escola ficará responsável por trabalhar o comportamento interdisciplinar do aluno.

A iniciativa faz parte do Programa Detran nas Escolas, que prevê a Formação em Instrutor de Trânsito (FIT), por meio de cursos oferecidos aos profissionais do magistério. Para participar do programa, os professores interessados deverão apresentar laudo de aptidão em exame psicológico para fins pedagógicos, estar habilitado há pelo menos dois anos, entre outros requisitos.

Projeto piloto

O Detran-DF, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, implantou este ano o projeto piloto de Formação em Instrutor de Trânsito com duas turmas iniciais, uma pela manhã e outra à noite. Nesta primeira etapa estão participando 26 professores. O curso tem carga horária de 180 horas/aula, com duração de quatro meses.

Os professores terão aulas de fundamentos da educação, didática, língua portuguesa, legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e medicina de tráfego, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, psicologia aplicada à segurança no trânsito, noções de medicina básica, prática de direção veicular em veículos de duas e quatro rodas e prática de ensino supervisionado.

Animada com a possibilidade de ajudar na formação dos condutores do futuro, a diretora do CED 03 de Sobradinho, Maria do Carmo Silveira, acha que, devido à importância da matéria, o projeto já deveria ter sido implantado. “É uma iniciativa excelente e pretendemos trabalhar com os nossos 1.800 alunos”.

Para a vice-diretora, Maria Marqueza, uma das alunas do Curso de Formação em Instrutor de Trânsito, essa é uma excelente oportunidade que o Detran está oferecendo à escola. “O resultado pode ser surpreendente. Vamos dar bons frutos no trânsito”. Também compartilha opinião da professora Ana Lúcia, outra aluna do FIT. “Queremos dar a base para que nossos alunos tenham mais consciência e mais responsabilidade no trânsito”. 

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)