Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/08/17 às 18h12 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

AND realiza debate sobre programa de inspeção técnica veicular

COMPARTILHAR

Encontro debateu a importância do serviço que evita falhas mecânicas e combate a adulteração de veículos

(Brasília, 18/08/2017) – Na tarde de terça-feira (15), o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, participou de um debate promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND) sobre a implantação e operacionalização do Programa de Inspeção Técnica Veicular. O propósito do encontro foi discutir a importância do serviço que contribui com a segurança não só dos órgãos de trânsito como também dos usuários, evitando falhas mecânicas e combatendo a adulteração de veículos.

O evento contou com a exposição do professor, engenheiro mecânico e especialista em implantação e gestão de projetos de inspeção e vistoria veicular, Eduardo Campos Pinheiro. A apresentação serviu inicialmente para fomentar a construção do posicionamento dos Detrans sobre o assunto, e também o debate entre o corpo de Diretores e o corpo técnico presente.

O professor levantou os pontos positivos e negativos da aplicabilidade das vistorias de forma ampla e dinâmica, enfatizando a importância de identificar irregularidades nos veículos em uso, entre as quais, as falhas de manutenção e alterações do projeto original que provoquem aumento na emissão de poluentes.

A reunião também contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Vistoria Veicular, Vagner Pedroso Caovila, que na oportunidade reiterou a importância da participação de empresas privadas que executam a vistoria veicular, melhorando a operacionalização contra fraudes, utilizando equipamentos de alta tecnologia, além de diminuir o custo e assegurando que os veículos possam circular com segurança.

Com informações da Ascom AND

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)