Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/14 às 15h43 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Carnaval com uma morte em vias do Detran

COMPARTILHAR

Nos cinco dias de folia, o Detran autuou 36 condutores por alcoolemia

Balanço divulgado pela autarquia, em coletiva de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, na manhã desta quinta-feira (6), apresenta aumento de uma morte no trânsito do DF durante os festejos do Carnaval 2014. De zero hora de sábado (1) até as 12h de quarta-feira (5), houve sete mortes nas vias que cortam o DF. Em 2013, foram seis mortes.

Apesar do aumento no número de acidentes fatais no período, a meta do Departamento de Trânsito do Distrito Federal de zerar o número de mortes nas vias administradas pela autarquia em razão das festas de Carnaval foi atingida novamente. Em 2013, das seis mortes ocorridas no trânsito durante o Carnaval, nenhuma havia sido nas vias internas. Este ano, tivemos uma morte por atropelamento, ocorrida na tarde de segunda-feira (3), na Avenida Central Oeste do Gama, mas a ocorrência não teve qualquer relação com os festejos carnavalescos.

Durante os cinco dias de festa, equipes de fiscalização do Detran estiveram nas ruas para garantir mais segurança no trânsito. Os agentes de trânsito atuaram em horários variados, mas principalmente no final da madrugada quando grande parte dos foliões retornam para casa: a chamada Operação Rescaldo.

Em blitzes fixas e móveis,  5.667 veículos foram fiscalizados, 351 condutores abordados e 61 veículos apreendidos. Só o Detran realizou 1365 notificações por infrações diversas, sendo 36 condutores autuados por conduzir veículo sob influência de álcool e 42 por não possuir habilitação. Três condutores foram conduzidos à Delegacia de Polícia por apresentarem teor alcoólico igual ou superior 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido – crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

Para o diretor de policiamento e fiscalização de trânsito, Frederico Abraham, “o resultado do Carnaval foi muito positivo, porque não houve nenhuma morte por acidente de trânsito nas vias administradas pelo Detran em decorrência dos festejos carnavalescos”.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)