Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/12 às 3h00 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Detran abre Semana Nacional de Trânsito 2012

Tema: Não exceda a velocidade, preserve a vida!

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal deu início nessa terça-feira (18) às atividades da Semana Nacional de Trânsito 2012. A abertura do evento foi realizada às 9h, no Pavilhão do Parque da Cidade e contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Pública do DF, Sandro Torres Avelar, do Diretor-Geral do Detran, José Alves Bezerra, do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Suamir Santana, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Gilberto Lopes, entre outras autoridades.

Na oportunidade, Bezerra ressaltou a importância da redução de acidentes e de vítimas do trânsito no DF e a necessidade do trabalho contínuo para que a meta da ONU de redução de 50% dos índices registrados em 2010 – estipulada em 11 de maio do ano passado, no lançamento da Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – seja alcançada o mais breve possível.

Com o objetivo de promover a conscientização para um trânsito mais seguro, o Detran preparou vasta programação para a Semana, que ficará à disposição do público no Pavilhão do Parque da Cidade até a próxima terça-feira (25).

Além dos estandes com equipamentos de fiscalização e engenharia do Detran, a Diretoria de Educação promove no local jogos, brincadeiras, encenação teatral e cineminha de trânsito para a criançada. Os adultos podem conferir as exposições dos estandes da PMDF, CBMDF, PCDF, DPRF, Secretaria de Justiça, BRB, Sest/Senat e Comitê de Mobilidade Cidadã, além dos carros antigos como as raridades Rolls Royce (1926) e Lincoln (1927), ambos de propriedade do tricampeão mundial Nelson Piquet.

Aqueles que ainda não regularizaram a situação do veículo têm a opção de consultar e emitir boletos, obter informações sobre cadastro e habilitação no estande de atendimento ao usuário.

A novidade deste ano é o moderno simulador de direção veicular disponibilizado pelo Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Distrito Federal – Sindauto/DF, que atrai a atenção das crianças e adultos também.

O Centro Educacional Católica de Brasília apresenta os bons resultados da parceria pioneira com o Detran/DF, no curso de trânsito oferecido na instituição para alunos dos 2º e 3º graus do ensino médio, em atenção à Resolução 265 do Contran. Mais de 240 alunos já cursaram na Católica todas as disciplinas ministradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A aprovação nas oficinas substitui a prova teórica no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

E para fechar os trabalhos com chave de ouro, o Detran preparou uma surpresa para o encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2012: os visitantes poderão concorrer a um sobrevoo do helicóptero Sentinela, com participação no monitoramento aéreo de trânsito. Serão sorteadas três vagas: uma para crianças com idade entre 7 e 12 anos, uma para adolescentes de até 17 anos (ambas com autorizações expressas dos pais ou responsáveis) e uma para adultos.

Para concorrer basta preencher nome, idade, endereço, telefone e depositar o cupom nas urnas disponíveis no Pavilhão do Parque da Cidade. O sorteio será realizado às 16h do dia 24 de setembro e o sobrevoo ocorrerá no dia 25 às 15h30.
 

Confira aqui a programação completa da Semana Nacional de Trânsito.

Assessoria de Comunicação Social do Detran DF
3343-5225 e 9964-0905     

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)