Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/03/17 às 20h46 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Detran altera sinalização em balão do SIA

COMPARTILHAR

A ação visa garantir maior fluidez ao trânsito da região

(Brasília, 03/03/2017) – A Diretoria de Engenharia de Trânsito do Detran-DF finalizou a sinalização vertical e horizontal do balão localizado no Trecho I do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), próximo ao 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

A intervenção foi feita com o objetivo de garantir fluidez no trânsito da região, principalmente em horários de pico, já que a via dá acesso à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que liga as regiões do Plano Piloto, SIA, Guará, Lúcio Costa, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

A partir de agora, o motorista que vem da EPTG para acessar o SIA pelo balão do Trecho I, vai se deparar com uma placa “PARE”, além da sinalização descrita na própria via, seguida de faixa de retenção, dando preferência aos veículos que saem do SIA em direção à EPTG.

Avaliação  

A Diretora de Engenharia de Trânsito do Detran-DF, Daniele Valentini, avalia a  medida como necessária e espera diminuir o congestionamento no local. “Ainda estamos observando o resultado da mudança,” ressaltou.

Daniele esclarece que o Departamento de Trânsito é competente para definir a sinalização viária. O Artigo 29, inciso III do CTB, determina que em rotatórias não sinalizadas a preferência seja de quem estiver circulando por ela. Já o Detran, por meio de sinalização, estabeleceu outra preferência.

A iniciativa, segundo a diretora, visa a segurança e a fluidez do trânsito. Ela explica ainda, que devido à utilização inadequada da rotatória – como meio de fugir do fluxo intenso da EPTG, sendo que o maior fluxo é da saída do SIA – estava causando congestionamentos em todo o setor. “Estamos monitorando a nova sinalização e o impacto”, afirma Daniele. 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)