Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/07/18 às 14h21 - Atualizado em 27/12/19 às 12h51

Autorização para circulação de veículo

COMPARTILHAR

 

O usuário não precisa mais ir ao Departamento de Trânsito para licenciar o seu veículo. O Detran-DF orienta os proprietários de veículos, que quitaram seus débitos e ainda não receberam o CRLV 2018, para que emitam o Protocolo de Autorização para a Circulação de Veículo, por meio do Portal de Serviços do Detran . O documento tem validade de 60 dias, prazo para a entrega do CRLV no endereço que o proprietário do veículo registrou no Detran.

Para solicitar a autorização é fundamental ter em mãos a placa e o Renavam do veículo. Antes da emissão, o sistema verifica se existe alguma pendência em relação ao veículo consultado. Em caso de débitos, o sistema identifica o impedimento e dará a opção de impressão do boleto para o pagamento em uma instituição bancária credenciada (BRB, Caixa e Banco do Brasil. Este último aceita pagamento com cartão de débito de outros bancos por meio de caixa eletrônico).

 

Quando o veículo não apresentar qualquer impedimento, o documento provisório poderá ser impresso em casa ou em qualquer outro local onde o sistema for acessado pelo usuário. O serviço está disponível exclusivamente no site e não poderá ser realizado nos postos de atendimento do órgão.

 

Para emitir o protocolo

 

O proprietário deverá acessar clicando aqui: Protocolo de Autorização. Outro caminho é no campo Outros serviços, ele deve clicar no último ícone: Protocolo de Autorização. Em seguida, preencha os campos da placa e do Renavam do veículo e siga os demais passos solicitados pelo sistema.

 

Esse ano, o calendário de fiscalização foi alterado, com base na Resolução nº 110 do Contran, de 24 de fevereiro de 2000, que estabelece a renovação do licenciamento anual dos veículos registrados no DF por meio do algarismo final da placa de identificação do veículo, conforme a Instrução nº 531 do Detran-DF, publicada no DODF de 13 de julho de 2018.

 

Calendário de Fiscalização

 

Algarismo final da placa Prazo final para renovação
1 e 2 1º de setembro
3, 4 e 5 1º de outubro
6, 7 e 8 1º de novembro
9 e 0 1º de dezembro

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)