Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/20 às 11h42 - Atualizado em 24/07/20 às 11h42

Detran-DF dá continuidade aos processos para obtenção de CNH

 

Provas teóricas e aulas práticas retornarão a partir de 3 de agosto. E os exames práticos, a partir de 1º de setembro

 

Ana Carolina Oliveira

 

(Brasília, 24/07/2020) O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou, no Diário Oficial, desta sexta-feira (24), a autorização para a retomada das aulas práticas de direção a partir do próximo dia 3 de agosto.

 

A Instrução nº 503, de 21 de julho de 2020, define ainda o retorno dos exames práticos para o dia 1º de setembro, de acordo com cronograma pré-estabelecido pela Gerência de Habilitação (Gerhab) do Detran, salvo nova orientação do Governo do Distrito Federal em sentido contrário. As duas etapas fazem parte do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou para adição de categoria.

 

Visando assegurar a saúde de todos os envolvidos no processo de habilitação e evitar a disseminação do novo Coronavírus, será obrigatória a adoção de medidas de segurança para a volta das atividades. Os Centros de Formação de Condutores – CFC’s não poderão permitir aglomeração de pessoas em suas dependências, principalmente em ambientes fechados, e deverão orientar que se mantenha a distância mínima de dois metros entre funcionários e candidatos. Caso todos estejam devidamente paramentados, o espaço poderá ser reduzido a um metro. Além disso, os CFC’s deverão manter sabonete líquido e papel toalha nos sanitários e disponibilizar álcool em gel a 70% também dentro dos veículos.

 

Na prática

Antes do início das atividades, candidatos e instrutores deverão higienizar as mãos e usar máscaras de proteção facial durante todo o período das aulas. É necessário também que as janelas dos automóveis permaneçam abertas ao longo do percurso. Além da obrigatoriedade de higienização dos veículos ao início e término de cada aula prática, principalmente volante, marcha, freio de mão, retrovisores, cinto de segurança, ajustes de bancos e painéis, bem como as maçanetas da parte externa.

 

Para as motos

Na categoria A, está autorizado o retorno apenas dos candidatos que apresentarem capacete próprio, sendo vedado o compartilhamento. Não será permitida a presença de acompanhantes ou terceiros no local, incluindo aqueles com aula já finalizada ou que ainda estejam aguardando o seu horário.

 

O Detran-DF reforça que o retorno das atividades dos CFC’s está obrigatoriamente condicionado ao estrito cumprimento de todas as medidas de segurança, sob pena de sanções administrativas.

“Estamos atendendo aos inúmeros pedidos daqueles que precisam concluir o processo de habilitação, entretanto, o retorno será com segurança e não vamos deixar de fiscalizar para que as medidas preventivas sejam devidamente seguidas para preservar a saúde da população”, disse diretor do Detran-DF, Zélio Maia.

 

Provas teóricas

A partir do dia 3 de agosto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai retomar o serviço de aplicação de provas teóricas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Os Centros de Formação de Condutores (CFC’s) já estão com as agendas abertas para a marcação dos exames.

 

Os 3.307 candidatos que estavam com as provas agendadas entre os dias 13 e 31 de março, e que foram suspensas em razão da quarentena, devem procurar os Centros de Formação de Condutores para remarcar as avaliações, sem nenhum custo adicional.

 

A demanda reprimida nesses cinco meses em que o serviço ficou suspenso é grande, mas, para cumprir todos os protocolos de segurança necessários à redução dos riscos de contaminação pelo novo Coronavírus, a quantidade de candidatos por turma ficará reduzida a um terço. “Entendemos a urgência da população e estamos trabalhando para retomar o serviço com toda a segurança. Vamos buscar formas de atender ao maior número possível de pessoas, oferecendo vagas inclusive aos sábados”, explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

 

Os testes serão realizados nos mesmos locais onde já eram aplicados antes da suspensão do serviço: no Shopping Popular, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho. Para evitar aglomerações, de segunda a sexta-feira, as provas serão realizadas fora do horário de funcionamento do atendimento nesses postos, ou seja, antes das 8h e depois das 18h.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)