27/12/22 às 17h28 - Atualizado em 27/12/22 às 17h28

Detran-DF dá dicas para dirigir com segurança em dias de chuva

Quando o assunto é dirigir na chuva, a atenção e o cuidado precisam ser redobrados

(Brasília, 27/12/2022) Fim de ano é época de chuvas intensas e constantes no Distrito Federal, por isso, dirigir requer atenção redobrada. Baixa visibilidade, pista molhada e o acúmulo de água em determinados pontos da via deixam a direção mais perigosa e exigem cuidados especiais dos condutores.

Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Wesley Cavalcante, o período chuvoso aumento o risco de se envolver em acidentes, principalmente se combinados com a imprudência, como por exemplo, o excesso de velocidade, uso do celular ao volante.

Preocupado com a segurança no trânsito e com o objetivo de evitar acidentes, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) traz dicas de segurança para os dias chuvosos: diminuir a velocidade, acender o farol baixo, usar o limpador de para-brisa são algumas delas. O Departamento recomenda também que o condutor reduza a velocidade e mantenha uma distância segura em relação ao automóvel a sua frente. Saiba mais como evitar acidentes em períodos chuvosos:
  • Mantenha uma distância maior do veículo da frente – reduz o risco de colisão e evita acidentes caso necessite frear de forma brusca;
  • Reduza a velocidade gradualmente – evita colisão provocada por freadas bruscas e pista escorregadia, ao pisar no freio de forma gradual até chegar a uma velocidade adequada. Além disso, nunca dirija em alta velocidade;
  • Nunca use os freios em caso de aquaplanagem – mantenha a calma e o volante firme, tire o pé do acelerador, não pise no freio e não movimente o volante bruscamente até que os pneus voltem a ter contato com o solo e o controle do carro esteja novamente em suas mãos;
  • Mantenha os faróis baixos ligados – aumenta a visibilidade do veículo e facilita a identificação de poças d’água e trechos alagados. Evite usar o farol alto, pois o reflexo da luz ofusca a visão dos demais motoristas;
  • Acione o limpador de para-brisas – mantenha as borrachas das palhetas do limpador de para-brisa e os vidros sempre limpos para aumentar a eficiência;
  • Evite o embaçamento do vidro – mantenha o ar-condicionado ligado e acione o desembaçador elétrico traseiro (nos carros que possuem os equipamentos) ou use o ventilador, não passe a mão no vidro para desembaçar, pois isso piora a visibilidade;
  • Trafegue com pneus em bom estado – confira a qualidade dos pneus observando o índice de desgaste. Pneus lisos perdem a aderência com o solo, principalmente se a pista estiver molhada, dificultando a frenagem em segurança;
  • Motociclistas evitem enfrentar chuva forte – se possível, esperar em algum local seguro até que a chuva passe. É fundamental que o motociclista esteja bem equipado, utilizando capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas.
  • Pedestres façam travessias seguras – devido à baixa visibilidade, há maior risco de os condutores não notarem a presença dos pedestres, por isso, e fundamental sempre que utilizar as faixas de pedestres dar sinal de vida e procurar fazer a travessia com segurança.