Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/22 às 16h04 - Atualizado em 22/02/22 às 16h10

Detran-DF divulga balanço de ações na Cidade da Segurança Pública

COMPARTILHAR

A sexta edição da CSP ocorreu entre 17 e 19 de fevereiro, em Santa Maria 

Valquíria Cunha 

(Brasília, 21/2/22) – Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, o Detran-DF realizou diversas ações de educação, fiscalização e atendimento ao público em Santa Maria. O órgão participou da sexta edição da Cidade da Segurança Pública (CSP), da SSP-DF. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes e também fez parte da programação do 29º aniversário da região administrativa, comemorado neste mês.

 

A Diretoria de Fiscalização flagrou 84 condutores dirigindo sob o efeito de álcool, outros 37 estavam com algum tipo de irregularidade na CNH e 418 foram autuados por motivos diversos como, por exemplo, estacionamento irregular, uso de celular ao volante, dentre outras. Ao todo, 55 veículos foram recolhidos para o depósito.

 

A Diretoria de Educação de Trânsito realizou diversas ações com foco nas atitudes que devem ser adotadas para promover um trânsito seguro nas vias. As crianças puderam aprender mais sobre o assunto através de jogos interativos e, os adultos, por meio de minipalestras. Além disso, foram distribuídos materiais educativos.

 

A Coordenação Geral de Atendimento ao Usuário realizou 129 atendimentos para serviços dos setores de Habilitação e Veículos. No local o cidadão pôde fazer comunicado de venda, alterar endereço, emitir credencial de estacionamento para idoso e certidão de propriedade, consultar débitos, prontuário e pontuação. Além disso, os servidores deram orientações quanto ao cadastro no aplicativo Detran Digital, acesso ao Portal de Serviços, como emitir o CRLV-e, renovação de CNH, biometria e Projeto CNH Social.

 

A prestação de serviços oferecidos ao público ocorreu até sábado (19), e as ações de policiamento e fiscalização de trânsito foram realizadas até a noite de domingo (20).

 

Cidade da Segurança Pública 

 

As cidades são escolhidas para o projeto da SSP-DF com base em critérios como a estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais do setor de inteligência da SSP, perfil socioeconômico da região, mapeamento de desordens, entre outros.

 

Desta vez, a estrutura do evento foi montada dentro do Ginásio Poliesportivo de Santa Maria devido às chuvas. Em toda a programação, foram observados os protocolos de segurança sanitária, como uso de máscaras, distanciamento e uso de álcool em gel.

 

Durante toda a semana foram realizadas operações diárias de combate à criminalidade, além do policiamento ordinário realizado pelo 26º Batalhão da Polícia Militar e pela 33ª Delegacia de Polícia, responsáveis pela segurança na região.

 

Na sexta-feira (18), as ações ganharam reforço com a operação Quinto Mandamento, que seguiu na região até domingo (20), com atuação das forças de segurança locais – polícias Militar e Civil do DF (PMDF e PCDF), Detran-DF e Corpo de Bombeiros (CBMDF), DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

 

Com informações da SSP-DF 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)