Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/18 às 12h20 - Atualizado em 1/11/18 às 11h35

Detran-DF inicia ações do Maio Amarelo 2018

COMPARTILHAR

Atividades de educação, engenharia e fiscalização serão intensificadas

(Brasília, 03/05/2018) – Na noite dessa quarta-feira (02/05), o Distrito Federal abriu, oficialmente, o cronograma das atividades do Movimento Maio Amarelo 2018. O evento aconteceu no Complexo Cultural da República, ao lado do Museu Nacional e contou com a presença de autoridades nacionais, locais, e dos órgãos de trânsito do DF. Os principais monumentos de Brasília receberam iluminação amarela.   

Neste ano, o tema do Movimento é “Nós Somos o Trânsito”. A ideia é promover a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade e estimular condutores, ciclistas, pedestres e passageiros a optarem por atitudes seguras nas vias. 

O Detran-DF deu início às atividades do Maio Amarelo no dia 1º de maio, durante as comemorações do Dia Mundial do Trabalho, na cidade de Samambaia e no Parque da Cidade. Nessa quarta-feira (02/05), a Unidade de Operações Aéreas promoveu um seminário sobre o uso de drones na fiscalização. A Diretoria de Educação realizou uma bltiz educativa na Torre de TV e levou cerca de 450 estudantes da Rede Pública de Ensino do DF ao cinema, onde foi exibido o documentário Bike vs Cars. O Cine Detran – Mobilidade Urbana nas Escolas, acontecerá todas as quartas-feiras, às 8h e às 14h, durante todo o mês de maio, no Cine Brasília.

Ações

Ao longo do mês, a Diretoria de Educação realizará, diariamente, atividades em escolas e campanhas nas vias públicas e em instituições com temas voltados ao trânsito seguro para condutores, pedestres e ciclistas.

Além das ações de rotina, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito realizará cerca de 1.200 operações com o objetivo de inibir infrações, em especial a condução de veículo após o uso de bebida alcoólica.

A Diretoria de Engenharia dará continuidade à revitalização da sinalização de trânsito, em especial de faixas de pedestres. Também há previsão de implantação de bolsões destinados a motocicletas nas vias W3 Sul e Norte.

Destaque do Maio Amarelo 2017

No ano passado, o Detran-DF foi premiado pelo trabalho desenvolvido no Maio Amarelo 2017. Durante a cerimônia Destaques do Maio Amarelo, realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em São Paulo, a Autarquia foi homenageada pelos resultados alcançados com as atividades nas áreas de educação, engenharia e fiscalização durante o período do Movimento.  

As ações continuadas de educação, engenharia e fiscalização se estenderam por todo o ano e refletiram nas estatísticas. O DF fechou 2017 com o menor número de mortes já registrado em toda sua história, foram 254 óbitos contra 390 ocorridos no ano de 2016. Uma redução de 35%.

Neste ano, a Capital Federal foi escolhida para sediar a premiação “Destaques Maio Amarelo 2018”. O evento, promovido pelo ONSV, acontecerá no dia 28 de junho.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)