Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/10/22 às 12h55 - Atualizado em 20/10/22 às 12h55

Detran-DF intensifica ações de educação para o trânsito

COMPARTILHAR

As atividades têm sido realizadas em escolas, faixas de pedestres, nas ruas e centros POP 

 

 

Valquíria Cunha/Ascom Detran-DF   

(Brasília, 20/10/22) – Desde o início do mês, o Detran-DF intensificou as ações de educação para o trânsito, por isso, as equipes da Diretoria de Educação estão realizando atividades em vários locais do Distrito Federal, no mesmo dia.

 

Nessa quarta-feira (19), ocorreram as seguintes ações:

 

Centro POP de Taguatinga  

 

No Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP) de Taguatinga, as equipes de educação promoveram palestras e realizaram apresentações de teatro e repentistas. Todos os temas abordados tiveram como foco as atitudes e comportamentos seguros no trânsito. A importância de “ver e ser visto” e atravessar a rua de forma segura.

 

O Centro POP é uma instalação pública preparada para fornecer assistência a pessoas que vivem em situação de rua. Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social, o serviço foi estruturado para prestar auxílio à população jovem e adulta.

 

Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima  

 

Na Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima da Asa Sul, o Detran levou educação de trânsito para as crianças e para os professores, por meio de contação de história. Toda a trama gira em torno de possíveis situações que ocorrem nas vias e qual é a importância de se comportar de maneira consciente, respeitosa e segura no trânsito.

 

Colégio Nossa Senhora Aparecida de Santa Maria 

 

No Colégio Nossa Senhora Aparecida de Santa Maria, as equipes de educação realizaram ações tanto no turno matutino como no vespertino para estudantes com faixa etária entre 4 e 5 anos e adolescentes.

 

Na instituição foram realizadas duas atividades: apresentação teatral e contação de histórias com o tema: “O Baú das Histórias de Trânsito”. Este tipo de atividade lúdica ensina através de brincadeiras que envolvem interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é levar conhecimento e, ao mesmo tempo, divertir quem as pratica. No caso das crianças, tais atividades também têm o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos.

 

Embrapa Hortaliças de Samambaia Norte 

 

Na Embrapa Hortaliças, unidade de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que fica na região de Samambaia Norte, o Detran levou educação de trânsito através de palestras, teatro e interações artísticas com mímicos.

 

Café na Faixa de Pedestres em Taguatinga  

 

A ação Café na Faixa de Pedestres desta semana ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), na faixa de pedestres que fica localizada nas proximidades das obras do viaduto de Taguatinga Centro. Ação educativa tem como foco os pedestres. Eles são abordados e orientados quanto aos cuidados necessários que devem ser tomados nas vias, principalmente, ao realizar travessias.

 

O Café na Faixa de Pedestres caracteriza-se como um programa educacional que visa incentivar o uso da faixa de pedestres, passarelas, semáforos ou passagens subterrâneas, promovendo a cultura de mobilidade urbana através de uma orientação exclusiva e direcionada aos pedestres.

 

No dia 27/10 (próxima quinta-feira), as equipes da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran levarão o Café na Faixa para Planaltina, na faixa que fica ao lado da Rodoviária.

 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)