Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/21 às 11h54 - Atualizado em 11/11/21 às 11h54

Detran-DF lança Programa Cidadania no Trânsito para alunos de escolas públicas do DF

A apresentação oficial do curso ocorreu nessa quarta-feira (10), no CED-7, em Taguatinga

 

Valquíria Cunha

 

(Brasília, 11/11/2021) – Na tarde dessa quarta-feira (10), o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Zélio Maia, apresentou oficialmente o Curso Cidadania no Trânsito, do Detran-DF, no CED-7 de Taguatinga.

 

O evento contou com a presença da Subsecretária de Educação Básica do DF, Solange Foizer Silva, da Diretora do CED-7 de Taguatinga, Ana Célia da Costa, do Professor da UnB e Especialista em Trânsito, Davi Duarte Lima, do diretor de Educação de Trânsito do Detran, Marcelo Granja, dos professores da Escola Pública de Trânsito e dos alunos participantes do curso. A abertura foi marcada ainda, por uma apresentação do grupo de teatro do Detran-DF.

Curso Cidadania no Trânsito

 

O curso será oferecido gratuitamente para os estudantes selecionados das escolas participantes e será aceito como parte do processo teórico de obtenção da CNH.

 

O objetivo da ação é formar cidadãos conscientes com a mobilidade urbana como um todo, e sejam capazes de aplicar no dia a dia a direção defensiva e a legislação, colaborando para uma cultura de paz e convivência respeitosa nas vias. Com isso, o Detran-DF estima contribuir para a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, conforme definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os anos de 2021 e 2030, e cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

 

O projeto consiste na formação de cidadãos conscientes com a mobilidade urbana e, na formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular em escolas de ensino médio. O público-alvo são os alunos dos 2º e 3º anos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Cada escola participante deverá estabelecer os critérios de seleção dos estudantes a serem matriculados no programa.

 

O conteúdo programático prevê aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de 2 ou 4 rodas (mecânica).

 

Ao todo, 92 Unidades Escolares de Ensino Médio do DF serão contempladas, sendo atendidas no 2º semestre de 2021, instituições das regiões de Brazlândia, Cruzeiro, Planaltina, Gama, São Sebastião e Taguatinga.

 

CED Incra-8

 

Pela manhã, o diretor-geral, Zélio Maia, ministrou aula do Curso de Cidadania no Trânsito para alunos do CED Incra-8 de Brazlândia.

 

Cronograma

 

A partir das 13h15 desta quinta-feira (11), será a vez do CEM-01 de São Sebastião receber o projeto.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)