6/10/22 às 13h39 - Atualizado em 6/10/22 às 13h39

Detran-DF participa da Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2022

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), no Auditório da CNT

Valquíria Cunha/Ascom

(Brasília, 16/9/2022) Na manhã desta sexta-feira (16), o Diretor-Geral do Detran-DF, Marcelo Portela e o Diretor-geral Adjunto, Francisco Saraiva, participaram da cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito e Semana Nacional da Mobilidade, no auditório da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o Ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, a Secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Sandra Holanda, o Presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Vander Francisco Costa, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães (por videoconferência), além da imprensa e membros da sociedade civil.

A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, e tem como objetivo disseminar a cultura de segurança viária e, com isso, salvar vidas. É uma grande ação social que visa a mobilização da sociedade como um todo.

Para o Diretor-geral do Detran-DF, Marcelo Portela, este é um momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito devem se unir para promover ações de conscientização para a segurança no trânsito: “Estamos empenhados em fazer com que a SNT deste ano alcance o maior número possível de pessoas no Distrito Federal. Sensibilizar significa envolver as pessoas no processo, afinal, cada um tem a sua parcela de responsabilidade para reduzir mortes nas vias”, destacou o diretor.

Semana Nacional de Trânsito

Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro.

O cronograma de ações da Secretaria Nacional de Trânsito para a SNT 2022 está disponível no link: https://maioamarelo.com/s3mana-nacion4l-de-transito-2022/.

Semana Nacional de Trânsito 2022 no Detran-DF

O Detran-DF atuará ativamente durante a SNT 2022, por isso, elaborou um cronograma de ações educativas e operações de fiscalização específicas que deverão ocorrer neste período.

A cerimônia de abertura para marcar oficialmente o início da SNT no Distrito Federal será às 9h desta segunda-feira (19), no auditório do Detran Sede.

A cada ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define um tema diferente. O tema deste ano é “Juntos salvamos vidas”.

O cronograma completo contendo todas as informações sobre as ações do Detran-DF para a SNT 2022 será divulgado na solenidade do dia 19.