Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/16 às 21h24 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran-DF realiza blitz educativa no Dia do Motorista

Equipes estiveram no Posto da Torre, na Ponte JK e no Capital Moto Week

(Brasília, 25/07/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio da Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), realizou ações educativas simultâneas para lembrar o Dia do Motorista. Equipes estiveram durante todo o dia no Posto da Torre, na Ponte JK e também no evento Brasília Capital Moto Week, onde o órgão está com um estande montado.

Os motoristas abordados nas blitz educativas receberam materiais sobre a Lei Seca e também foram alertados sobre a importância de dispensarem toda atenção ao trânsito quando estiverem dirigindo. Receberam orientação de que bebida e direção não combinam e pode resultar em acidente. Ainda foi abordado o uso de tecnologias como fatores de risco no trânsito, principalmente o celular.

Opinião do cidadão

O cirurgião dentista Felipe Amorim, residente no Plano Piloto, é motorista, motociclista e também ciclista no trânsito de Brasília. Para ele, as campanhas educativas deveriam ser mais realistas e mostrar o que acontece de verdade através de campanhas na mídia. “Fora do Brasil as campanhas são muito realistas. Eles registram o acidente e mostram acidentados perdendo a vida. Acho que,  a partir do momento que a pessoa tem noção de que pode causar a morte de um pai de família ou de um trabalhador qualquer, ela vai pensar duas vezes antes de pegar o celular e sair teclando e antes de beber, por exemplo”.

O paulista João Paulo Nardele, é representante comercial e mora em Brasília há 25 anos. Para ele, as ações educativas são importantes para conscientizar a população de um modo geral. “Eu acho muito louvável e super interessante esta atitude do Detran, mas é importante que o motorista se conscientize. Se for beber, não dirigir; não usar o celular no trânsito. Motoristas e pedestres precisam se conscientizar”.          

Origem do Dia do Motorista

O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis” e a entidade com mais poder no Universo. Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”.

Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”- Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.

Homenagem

O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.

Oração do Motorista

“Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém”.  Fonte: calendarr.com

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)