Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/03/22 às 17h53 - Atualizado em 24/03/22 às 17h54

Detran-DF realizará 2ª edição do Programa Cidadania no Trânsito 

COMPARTILHAR

Nessa quarta (23), o curso foi apresentado para os alunos do CEM 02 de Ceilândia

Valquíria Cunha

(Brasília, 24/3/22) – Nessa quarta-feira (23), o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, e o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja, apresentaram o Programa Cidadania no Trânsito para estudantes do Ensino Médio do CEM 02, em Ceilândia.

 

Ao todo, 417 alunos participaram da palestra, sendo 208 no período da manhã e 209 no período da tarde. A escola será contemplada na próxima edição do projeto, que ocorrerá no segundo semestre deste ano. O curso será oferecido gratuitamente para os alunos selecionados pelas instituições participantes e aceito como parte do processo teórico de obtenção da CNH.

 

A ação tem como objetivo formar cidadãos conscientes sobre a importância da mobilidade urbana, que sejam capazes de aplicar, no dia a dia, a direção defensiva e a legislação, colaborando para uma cultura de paz e convivência respeitosa nas vias. Com isso, o Detran-DF continua contribuindo para a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, conforme definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os anos de 2021 e 2030, e cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

 

Durante a apresentação, o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, – que também é professor de Direito Constitucional – conversou com os alunos sobre conceitos importantes como o Princípio da Igualdade, de Aristóteles: “Para Aristóteles, a igualdade consistia em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Esse pensamento do filósofo não quis disseminar o preconceito entre as diferenças, mas considera que já que essas diferenças existem, que sejam tratadas como tais, com a finalidade de integrar a sociedade”, explicou o diretor.

 

Geração de condutores conscientes

 

O Programa Cidadania no Trânsito consiste na formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular em escolas de Ensino Médio. O público-alvo são os alunos dos 2º e 3º anos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Cada escola participante deverá estabelecer os critérios de seleção dos estudantes a serem matriculados no programa.

 

O conteúdo programático prevê aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de 2 ou 4 rodas (mecânica).

 

Cronograma

 

Às 9h e às 12h desta sexta-feira (25), será a vez do CEM-01 do Guará receber o projeto. Serão 320 estudantes divididos em duas apresentações distintas no período da manhã. Na segunda-feira (28), o Detran estará no CED 619 de Samambaia e no CEM JK, no Núcleo Bandeirantes. Na quinta-feira (31), o diretor-geral e as equipes de educação desembarcam no CED 416 de Santa Maria.

 

O cronograma é preliminar e pode sofrer alterações.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)