Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/17 às 20h17 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran-DF recebe prêmio nacional por ações no Maio Amarelo

COMPARTILHAR

Evento reuniu órgãos de trânsito, representantes da iniciativa privada e da sociedade civil

(Brasília, 03/07/2017) – Na última quinta-feira (29/06), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foi premiado pelo trabalho desenvolvido no Maio Amarelo 2017. Durante a cerimônia Destaques do Maio Amarelo, realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em São Paulo, a Autarquia foi homenageada pelos resultados alcançados com as atividades nas áreas de educação e fiscalização no mês de maio.

O gerente de Ações Educativas, Tiago Moreira, e o chefe do Núcleo de Campanha Educativa, Antônio Carlos dos Anjos, representaram o Detran na premiação. Tiago destacou a importância da adesão da população no desempenho do trabalho do Detran: “Temos que agradecer à população de Brasília, aos ciclistas pelo apoio e, sobretudo, aos motoristas pela demonstração de respeito, o que a gente espera é que isso ocorra não só no mês de maio, mas em todo o ano, afinal, é a vida que passa pelo trânsito”. Dentre as ações do Detran-DF, o destaque foi a campanha “Ultrapasse. Não Passe.”. Um toten exibiu, durante todo o evento, vídeos de passeios ciclísticos realizados com o respeitômetro.

Na cerimônia, o diretor-presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, enfatizou a relevância da parceria com órgãos de trânsito, empresas e entidades da sociedade civil para o sucesso do Maio Amarelo. “O Brasil abraçou o projeto Maio Amarelo. Um projeto da sociedade para a sociedade e, mesmo sem o observatório, o Maio Amarelo se perpetuou graças ao carinho e entendimento de vocês”, afirmou José Ramalho.

Maio Amarelo 2017
O Maio Amarelo é um movimento multissetorial criado, há quatro anos, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O objetivo é promover a conscientização da sociedade sobre a necessidade de redução do número de mortes e feridos no trânsito. Além do Brasil, outros 26 países já aderiram ao movimento. Neste ano, o Maio Amarelo teve como tema: “Minha Escolha Faz a Diferença”, com o objetivo de abordar a importância de atitudes seguras no trânsito e que o acidente pode ser uma questão de escolha.

Em maio de 2017, o DF registrou 15 vítimas fatais no trânsito. Em relação ao mesmo período do ano passado, foram 33 mortes a menos, uma redução de 68,75%. O resultado é reflexo do trabalho intenso de diversos setores do Detran e órgãos parceiros.

A Fiscalização de Trânsito, por exemplo, realizou 1.812 operações e autuou mais de 130 mil condutores. Destaque para ações da Lei Seca, com 1.905 condutores multados por dirigirem após a ingestão de bebida alcoólica, número 29,4% maior que o registrado em maio de 2016, quando foram autuados 1.472 motoristas alcoolizados.

O trabalho da Diretoria de Educação também foi fundamental. Durante o mês de maio foram 148 atividades educativas, que atingiram diretamente 103.429 pessoas. As ações incluíram palestras, cursos, abordagens, blitzes educativas, atividades em escolas, empresas, órgãos públicos, ações em vias públicas e eventos.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)