Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/21 às 10h33 - Atualizado em 9/12/21 às 18h04

Detran-DF reforça orientações de segurança aos motociclistas do DF

Números de acidentes de trânsito caem, mas a preocupação é constante

(Brasília, 7/12/2021) Os motociclistas são público-alvo constante de campanhas educativas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. E isso não acontece por acaso, pois eles são alguns dos condutores mais vulneráveis no trânsito, devido à própria característica do veículo.  

 

Relatório da Gerência de Estatísticas do Detran-DF mostra que, de janeiro a outubro de 2021, houve redução de 27,8% no número de motociclistas vítimas fatais de acidentes de trânsito, quando foram registradas 44 mortes contra 61 ocorridas no mesmo período do ano passado.  

 

Em setembro, foi verificada uma estabilidade no número de vítimas fatais comparando-se o mesmo mês em 2020 e 2021, quando foram registradas seis mortes de motociclistas. Já em outubro desse ano, registrou-se uma redução de 29% no número dessas vítimas em relação ao ano passado, sendo cinco em 2021 e sete em 2020. Enquanto isso,  a frota de motos aumentou 4,48% em relação a 2020. 

 

Mesmo com as estatísticas de acidentes em queda, a conscientização não pode parar. O objetivo é reduzir, cada vez mais, o número de mortes no trânsito. Por isso, o Detran-DF reforça aos motociclistas a importância de alguns cuidados básicos que podem evitar acidentes: 

 

. Que usem o capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção, sendo que o passageiro (garupa) também precisa usar. 

. Que sempre ajuste a alça do capacete e verifique o prazo de validade. 

. Que use roupas claras e adesivos refletivos no capacete e na jaqueta. 

. Que mantenham sempre o farol aceso, mesmo durante o dia. 

. Que não “costure” pelo trânsito, nem circule pelos corredores, ciclofaixa, ciclovia e calçadas. 

. Que crianças só podem ser transportadas na garupa a partir de dez anos. 

. Que o motociclista conduza seu veículo sempre sóbrio, pois o álcool é a causa de 36% dos óbitos entre eles. 

. Que o uso do celular é proibido durante a pilotagem. 

 

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas. 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)