Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/17 às 21h25 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran inicia curso para pedestres

COMPARTILHAR

Iniciativa pioneira no DF visa corrigir atitudes inadequadas e compartilhar ações seguras

(Brasília, 1°/08/2017) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou, nesta terça-feira (1°/08), o curso “Pedestre: sua atitude, sua segurança”. Na primeira aula, os 17 alunos tiveram noções sobre a legislação de trânsito, cuidados durante a locomoção, além de participarem de dinâmicas e debates sobre as boas condutas no trânsito.

Além da aula teórica, na próxima quinta-feira (03/08), os alunos participarão de atividades práticas nas vias públicas. A iniciativa pioneira do Detran visa levar ao pedestre informações sobre atitudes seguras no trânsito, combinando a teoria e a prática. A primeira turma é composta por idosos, entre 60 e 80 anos. De acordo com a professora do curso, Magda Brandão, é importante abordar questões como atenção durante a locomoção, respeitar as limitações relativas à agilidade e observar os obstáculos que podem existir na via.

Imprudência

Durante a aula, os alunos compartilharam histórias de boas práticas no trânsito e também de atitudes que resultaram em acidentes e mortes. Dona Glacy Barbosa, 73 anos, contou sobre a recusa do marido, Joaquim Jesus Oliveira, 79 anos, em utilizar a passagem subterrânea, preferindo se arriscar na travessia da via. “Ele confiava muito nele mesmo, não tinha medo dos veículos”, afirma. Há um mês, ao tentar atravessar o Eixinho, na altura da Quadra 204 Sul, o idoso foi atropelado e faleceu no local.

Glacy conta que sempre buscou ter atitudes prudentes no trânsito. Para ela, muitos acidentes podem ser evitados se o pedestre tiver uma postura segura. “Muitas vezes o pedestre é imprudente, ele não consegue calcular a distância do carro, ele acha que dá para atravessar”. Mesmo tendo um comportamento prudente, Glacy decidiu fazer o curso para apreender mais sobre as normas. “Esse curso é uma abertura sobre as leis, sobre o que pode e o que não pode para os condutores, pedestres e ciclistas, tudo o que eu apreender será muito útil”, conclui.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)