Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/19 às 16h51 - Atualizado em 26/11/19 às 16h51

Detran instala semáforos em faixas de pedestres em Águas Claras

Novos equipamentos melhoram a fluidez e aumentam a segurança nas vias

 

Zélia Ferreira

(Brasília – 25/11/2019) – Após estudos técnicos de engenharia de tráfego em Águas Claras, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou algumas alterações no parque semafórico da cidade, com vistas a melhorar o fluxo de veículos e garantir mais segurança aos pedestres.

Na semana passada, a Diretoria de Engenharia instalou semáforos com botoeiras sonoras em duas faixas de pedestres: uma na Avenida das Araucárias, altura do hotel S4, e outra na Avenida Pau Brasil, em frente à Estação Águas Claras. A medida se fez necessária devido ao fluxo intermitente de pedestres nesses locais, causando a interrupção constante do tráfego de veículos e grande retenção no trânsito em horários de pico. Com os novos equipamentos instalados, o fluxo de pedestres e de veículos fica mais organizado e seguro, já que os sinais luminosos e sonoros também servem para dar mais visibilidade aos locais de travessia, principalmente à noite, e promove a inclusão dos cegos na mobilidade urbana.

 

Outra medida adotada pelo Detran foi a instalação de setas direcionais em três cruzamentos semafóricos, que permitem um melhor aproveitamento do tempo de verde para quem se mantém na mesma direção, fechando apenas o sentido de quem cruza a pista. As setas direcionais – que permitem aos veículos de uma faixa seguir livre enquanto os da outra aguardam a abertura do semáforo para cruzar a via – foram instaladas nos cruzamentos da Avenida das Araucárias com a Avenida Parque Águas Claras, da Avenida das Araucárias com a Rua das Paineiras e da Avenida das Araucárias com a Avenida Pau Brasil.

 

A Diretoria de Engenharia também instalou detectores e laços indutivos em quatro cruzamentos: da Avenida das Araucárias com a Avenida Sibipiruna e com a Rua 19 Sul (Shopping Águas Claras), e da Avenida das Araucárias e da Avenida das Castanheiras com a Rua das Pitangueiras. A função desses equipamentos é detectar a passagem de veículos nas vias secundárias e acionar o sinal verde apenas para o tempo necessário ao cruzamento, garantindo maior fluidez aos veículos que transitam pela via principal, especialmente durante a madrugada, quando o fluxo de veículos nas vias secundárias é bem menor. Com os novos equipamentos, o semáforo permanecerá aberto para o trânsito na via principal e só fechará quando algum veículo se aproximar do cruzamento pela via secundária, voltando a abrir logo após a sua passagem.

 

As equipes técnicas do Detran realizam estudos para instalar detectores e laços indutivos também em outros cruzamentos da cidade.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo de Brasília

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)