Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/15 às 21h16 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran intensifica fiscalização para poupar motociclistas

COMPARTILHAR

De janeiro a novembro foram aplicadas 82.502 multas e apreendidos 4.649 motos

(Brasília, 24/11/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com a Polícia Militar do DF, está intensificando as operações para a redução de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. De janeiro ao início de novembro foram realizadas 82.502 autuações contra proprietários e condutores de motocicletas, por desrespeito à legislação de trânsito. No mesmo período foram apreendidas 4.649 motos.
Conforme a estatística do Detran, os motociclistas representaram 25% dos mortos em acidentes de trânsito no DF, de janeiro a outubro deste ano. É um número que preocupa o órgão se for levado em consideração que as motocicletas representam apenas 11% do total da frota do DF, de 1.616.586 veículos. Em função disso, durante todo o mês de outubro o Detran veiculou na mídia uma campanha chamando a atenção para a importância do uso dos itens de segurança.
Ao intensificar as ações voltadas para motocicletas, o propósito do Detran é mudar a cultura daqueles que tratam a moto como um veículo de responsabilidade menor e coibir atitudes que colocam em risco a vida dos motociclistas e de outros cidadãos.
Atualmente, as equipes de fiscalização de trânsito têm constatado que entre as principais infrações nesta categoria destaca pilotar sem CNH ou simplesmente não ter concluído o processo de habilitação para a categoria “A”, adequada à condução de motocicletas. Também são comuns infrações como a falta de equipamentos obrigatórios, transitar em local proibido, não respeitar limites de velocidade e dirigir sob influência de álcool.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)