Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/16 às 19h51 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran lança campanha de prevenção e combate ao Aedes Aegypti

COMPARTILHAR

Servidores foram treinados para serem agentes de combate ao mosquito em suas unidades

(Brasília, 29/04/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) lançou, na quinta-feira (28), uma campanha de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, responsável por transmitir o vírus da dengue, zica e chikungunya.

O evento foi no edifício Sede do Detran e contou com a presença de servidores de todas as unidades, de empresas parceiras e de uma equipe da Vigilância Ambiental do DF, que trouxe uma mostra sobre o ciclo da vida do mosquito transmissor. O objetivo da campanha é lembrar aos servidores que o combate ao aedes aegypti requer esforço contínuo de todos.

De acordo com a chefe do Núcleo de Qualidade de Vida (Nuquav), Narla Aguiar, este é um assunto que não pode ser discutido somente em uma determinada época do ano, mas que a prevenção diária, durante todo o ano, é uma questão de saúde para os servidores e para a comunidade. 

Treinamento

A Vigilância Ambiental ministrou um treinamento para representantes de cada unidade do Detran, a fim de se tornarem agentes de combate ao mosquito aedes aegipty em seus locais de trabalhos. A ideia é capacitar estes servidores para que estejam aptos a vistoriar suas unidades, trabalhando preventivamente na identificação de possíveis focos do mosquito.   

Plantio de crotalária

Servidores voluntários realizaram o plantio de mudas da crotalária no jardim lateral do prédio do Detran. As plantas foram doadas pela Novacap e distribuídas a todos os presentes. O plantio de mais mudas será realizado nas demais unidades do Detran durante o mês da campanha.

Crotalária

“A crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio no jardim, no quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, como o mosquito aedes aegypti, deposita seus ovos na água parada, e suas larvas se alimentam das larvas do mosquito transmissor da dengue, acabando com aquele foco.

O mesmo acontece com a libélula adulta, que se alimenta de pequenos insetos, incluindo o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. Mas, atenção! As outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem. Fique atento!” Fonte: Blog Plantei

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)