Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/19 às 9h26 - Atualizado em 6/02/19 às 9h28

Detran lança Operação Segurança na Faixa

Por Valquíria Cunha

 

(Brasília, 06/02/2019) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou, nessa terça-feira (05/02), a Operação Segurança na Faixa, que tem por objetivo fortalecer atitudes de respeito ao pedestre durante a travessia das vias. A princípio, as equipes de fiscalização atuarão em pontos de maior fluxo de pessoas, sobretudo, nas proximidades das escolas públicas e privadas, nos horários de entrada e saída de estudantes.

 

O principal foco da ação é inibir o cometimento de infrações de trânsito por parte dos condutores que desrespeitam a sinalização e colocam os pedestres em risco. Por isso, os agentes estarão presentes em pontos estratégicos, a fim de tornar mais visível para os condutores, esses locais de travessias. Além de aumentar a segurança dos pedestres, a ação poderá também, contribuir para a diminuição dos acidentes e dos registros de infrações de trânsito.

A previsão é que a Operação Segurança na Faixa aconteça nas vias urbanas do DF, durante todo o ano, e conte com um efetivo diário de pelo menos 20 equipes, atuando de forma itinerante nas regiões administrativas. As ações da fiscalização estarão alinhadas, inicialmente, à campanha Volta às Aulas, da Diretoria de Educação do Detran, e com as ações da Engenharia de Trânsito do Órgão, ligadas ao Programa SOS DF.

 

De acordo com o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Roberto Da Cruz, a faixa de pedestres é motivo de orgulho para Brasília e isso tem que se fortalecer cada vez mais: “somos uma das poucas Capitais do País onde o condutor respeita os pedestres no momento da travessia e não podemos perder essa característica. Por isso, fizemos um levantamento dos pontos mais críticos de desrespeito e serão colocadas viaturas nesses locais, nos horários de maior movimento, para orientar e fiscalizar quem descumpre as normas de trânsito. Lembrando que as equipes de educação estarão em locais distintos aos dos agentes, com a campanha de Volta às Aulas, e a engenharia continuará a revitalização das faixas através do cronograma do SOS DF. Somente no mês de janeiro deste ano, mais de duzentas receberam um reforço na pintura. Isso mostra que o Detran está empenhado em preservar vidas”.

 

O que diz o CTB

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa a ele destinada é infração gravíssima, gera multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

 

Em 2018, os órgãos de fiscalização de trânsito do DF registraram 6.840 infrações pelo artigo 214 do CTB, que trata do desrespeito ao pedestre na faixa.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)