Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/04/15 às 20h16 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Detran lança Programa de Preparação para Aposentadoria

“Por que se preparar para a aposentadoria?” foi tema da primeira palestra do programa

 
O Detran lançou, na manhã de quarta-feira (15), o Programa de Preparação para a Aposentadoria: Preservando Vidas na Aposentadoria. Na ocasião, a psicóloga do Programa de Preparação para o Período Pós-Carreira do Governo de Brasília, Jacqueline Ferraz, ministrou a palestra: Por que se preparar para a aposentadoria?
 
O PPA (Programa de Preparação para Aposentadoria), de responsabilidade do Núcleo de Aposentadoria e Pensão (Nuape), foi desenvolvido com base no relatório de pesquisa “Diagnóstico das percepções e das experiências relativas à aposentadoria e ao contexto de trabalho dos servidores ativos e aposentados do Detran”, realizado pela psicóloga do Departamento, Solene Nobre de Medeiros, com o apoio científico da doutora Carla Sabrina Antloga, coordenadora do Núcleo de Ergonomia da Atividade, Cognição e Saúde da UnB.
 
A pesquisa teve a participação de 50 servidores do Detran, entre ativos e aposentados, e norteou a elaboração do Programa de Preparação para Aposentadoria do Detran. Com a implantação do PPA pretende-se tornar o servidor mais esclarecido sobre o processo de aposentadoria, mais consciente para a tomada de decisão e dar suporte para o afastamento dele do trabalho.
 
O programa inclui a realização de palestras e reuniões com servidores que se aproximam da aposentadoria, como um espaço aberto para discutir o assunto com o envolvimento de profissionais da Gerpes (Gerência de Gestão de Pessoas), Nuape (Núcleo de Aposentadoria e Pensão) e Nuquav (Núcleo de Qualidade de Vida), entre outros.
 
Os arquivos com o relatório da pesquisa e o escopo do programa de preparação para a aposentadoria estão anexos.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)