Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/16 às 18h24 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Detran leva educação de trânsito para idosos do Núcleo Bandeirante

COMPARTILHAR

Cartões de estacionamento para vagas de idoso foram emitidos na hora

(Brasília, 07/12/2016) – O Núcleo de Programa Educativo do Detran/DF (NUPET), com o apoio do Núcleo de Campanhas Educativas (NUCET), realizaram na tarde de terça-feira (6), uma ação educativa para os idosos da Associação Rosas Prateadas, que concentra seus atendimentos na Casa dos Pioneiros do Núcleo Bandeirante.

Na ocasião foi apresentada a peça teatral “Levando a vida na faixa”, encenado pelas servidoras Magda Brandão e Darilene Rufino, trabalhando em formato lúdico a conscientização da travessia segura na faixa de pedestres. O Coordenador Regional de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto, ministrou uma palestra enfatizando os direitos, os deveres e o papel dos idosos no trânsito. “O Código de Trânsito Brasileiro não estabelece um limite de idade para conduzir um veículo automotor, desde que o cidadão possua condições físicas e psicológicas. O exame médico, feito de três em três anos no ato da renovação, é que definirá se o idoso estará apto a enfrentar as ruas”. Peixoto afirmou que no Distrito Federal, cerca de 270 mil condutores idosos estão habilitados atualmente. Para o coordenador, o conhecimento associado à atenção, são fatores fundamentais para evitar os acidentes de trânsito: “são pequenas atitudes que salvam vidas”.   

A presidente da Associação dos Idosos Rosas Prateadas, Iria Marquelin, disse que esta foi a primeira vez que Associação recebeu a visita do Detran e não escondeu o desejo de quem aguarda um novo encontro, no ano que vem. “A dinâmica e o teatro é uma realidade que muitas vezes eles não têm na cabecinha, vem o carro e quer passar, isso daí é uma lição de vida muito importante porque o idoso, ele quer chegar, ele não quer parar ou chegar atrasado, foi uma grande lição de vida.”

Ao final da ação educativa, o Detran emitiu autorização de estacionamento para vaga de idoso àqueles com idade acima de 60 anos que ainda não a possuíam, além de um kit educacional e um coffee break de confraternização.

Dicas para idosos sobre segurança no trânsito

Alguns cuidados simples podem evitar acidentes e contribuir com um trânsito mais seguro e humano. Para trafegar na via, o primeiro é preciso escolher um sapato adequado e tomar muito cuidado com buracos ou locais acidentados. Para atravessar a via, o idoso deve esperar o sinal do pedestre ficar verde e, se necessário, pedir ajuda para outra pessoa. Além disso, nunca deve parar no meio do cruzamento e atravessar em linha reta. Se estiver andando pela calçada, evitar ficar próximo ao meio-fio, pois alguma queda pode levar o idoso a cair na via, perto dos carros. Com informações do portaldotransito.com  

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)