Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/07/20 às 15h16 - Atualizado em 17/07/20 às 15h16

Detran realiza ações de educação e fiscalização em bares e restaurantes do DF

COMPARTILHAR

O foco é levar conscientização sobre os riscos da mistura “álcool e trânsito”

 

Valquíria Cunha

(Brasília, 17/07/2020) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na noite dessa quinta-feira (16), ações de educação e fiscalização de trânsito com foco nos frequentadores de bares e restaurantes do Sudoeste, Santa Maria e Asa Sul.

 

A Diretoria de Educação realizou atividades educativas em três estabelecimentos: Fausto & Manoel e na Serpentina Zero Grau do Sudoeste e do SIG. Ao todo, 100 pessoas foram abordadas e receberam orientações sobre os riscos de misturar bebida alcoólica e direção, e quais os cuidados os condutores e pedestres devem observar ao transitar pelas vias, principalmente no período noturno, quando a visibilidade é menor.

 

A Diretoria de Fiscalização realizou a Operação Osíris em regiões próximas a bares e restaurantes de Santa Maria e da Asa Sul. As equipes flagraram 12 condutores dirigindo após o consumo de bebida alcoólica, cinco inabilitados e quatro com a CNH vencida. Outros 23 foram autuados por motivos diversos e três por conduzir motocicleta com o escapamento irregular.

 

Durante as operações, foram abordados dois veículos campeões de multas, um no Sudoeste, com R$ 9 mil em débitos, e o outro na Asa Sul, com R$ 12 mil acumulados em multas. Ao todo, 15 veículos foram removidos para os depósitos do Detran.

 

Operação Osíris

 

A operação, que leva o nome do deus da agricultura e da cerveja na mitologia egípcia, conta com o apoio da Polícia Militar e ocorre nas proximidades de estabelecimentos em que há maior consumo de bebidas alcoólicas. O objetivo é coibir infrações que colocam em risco a segurança dos usuários das vias do DF, principalmente a condução de veículos sob influência de álcool ou outra substância psicoativa, prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)