Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/20 às 13h34 - Atualizado em 28/12/20 às 17h40

Detran retoma aplicação de provas teóricas para obtenção de CNH

COMPARTILHAR

 

 

Exames terão início no dia 3 de agosto e poderão ser feitos inclusive aos sábados

 

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 23/7/2020) – A partir do dia 3 de agosto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai retomar o serviço de aplicação de provas teóricas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) já estão com as agendas abertas para a marcação dos exames.

 

A demanda reprimida nesses cinco meses em que o serviço ficou suspenso é grande, mas, para cumprir todos os protocolos de segurança necessários à redução dos riscos de contaminação pelo novo Coronavírus, a quantidade de candidatos por turma ficará reduzida a um terço. “Entendemos a urgência da população e estamos trabalhando para retomar o serviço com toda a segurança. Vamos buscar formas de atender ao maior número possível de pessoas, oferecendo vagas inclusive aos sábados”, explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

 

Os testes serão realizados nos mesmos locais onde já eram aplicados antes da suspensão do serviço: no Shopping Popular, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho. Para evitar aglomerações, de segunda a sexta-feira, as provas serão realizadas fora do horário de funcionamento do atendimento nesses postos, ou seja, antes das 8h e depois das 18h.

 

No Shopping Popular, não haverá aplicação de provas após as 18h, pela dificuldade de transporte público, pelas condições de segurança no local e pelo impacto no deslocamento causado pela inversão do trânsito na via Estrutural. Em compensação, serão disponibilizadas, aos sábados, duas turmas pela manhã e outras duas à tarde. Nos demais postos, a aplicação de provas aos sábados será apenas de manhã.

 

Semanalmente, a Gerência de Habilitação vai abrir 450 vagas, o que equivale a 30% da oferta praticada antes da pandemia. A expectativa é que essa quantidade seja ampliada, gradativamente, sem descuidar da saúde tanto dos candidatos como dos examinadores.

 

Os 3.307 candidatos que estavam com as provas agendadas entre os dias 13 e 31 de março, e que foram suspensas em razão da quarentena, devem procurar os Centros de Formação de Condutores para remarcar as avaliações, sem nenhum custo adicional.

 

 

Cuidados

Em obediência Decreto nº 40.817/2020, os testes serão retomados com todas as medidas de segurança necessárias no contexto da pandemia de Covid-19, como: distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, aferição de temperatura dos candidatos, higienização reforçada dos ambientes, disponibilização de álcool em gel, utilização de equipamentos de proteção individual tanto pelos candidatos como pelos examinadores e redução do número de pessoas em circulação nos ambientes.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)