Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/17 às 12h44 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran tem novo atendimento para regularizar veículo

COMPARTILHAR

Mais uma unidade terá o serviço de transferência de propriedade

(Brasília, 07/08/2017) – Com o propósito de descentralizar e dar mais agilidade ao atendimento ao público, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está com um novo serviço, ainda em fase experimental, para transferência de propriedade do veículo e da Unidade da Federação, além de novo emplacamento para os veículos que perderam o prazo (30 dias), por isso necessitam de vistoria.

Iniciado no dia 11 de julho, o novo atendimento está sendo testado na unidade do Trecho 1 do Setor de Cargas, Zona Industrial do SIA (antiga Vadel). Com quatro servidores no atendimento ao público – dois de manhã e dois à tarde – a iniciativa está beneficiando cerca de 100 usuários por dia. Antes, após a vistoria na Vadel, o cidadão tinha que se deslocar até o Shopping Popular para dar prosseguimento ao atendimento.

O novo serviço é voltado exclusivamente para os usuários que vão ao local fazer, ao mesmo tempo, a vistoria junto com a transferência ou o primeiro emplacamento quando vencidos mais de 30 dias. Também só serão atendidos os usuários com vistoria agendada nessa unidade. No caso de transferência de propriedade e emplacamento, o proprietário já recebe o documento do veículo na hora. Quando a transferência for de outra unidade da federação, o documento será entregue pelos Correios.

Fiscalização do CRLV

A partir de 1° de setembro passa a ser obrigatório o uso CRLV 2017. Quem for pego sem o documento cometerá uma infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo, além de outras despesas com guincho, diária, vistoria e serviço de liberação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo a legislação de trânsito, para obter o CRLV, além do pagamento do IPVA (Secretaria de Fazenda), da taxa de licenciamento anual (Detran) e do DPVAT (Seguradora Líder – Governo Federal), é necessário que o condutor quite os débitos de multas vencidas.

Até o momento, 46% da frota do Distrito Federal está regularmente licenciada, ou seja, 781.938 de 1.693.958 veículos. Somente este ano, 18.880 condutores foram autuados por falta de licenciamento e 10.656 veículos foram recolhidos aos depósitos do Detran pelo mesmo motivo.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)