Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/20 às 16h36 - Atualizado em 28/12/20 às 17h40

Dia Nacional do Ciclista é comemorado com programação educativa

COMPARTILHAR

 

 

Detran dedicará a semana toda de ações voltadas para a segurança de quem pedala

 

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 19/8/2020) – Em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado no dia 19 de agosto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizará, durante toda a semana, ações educativas voltadas para a segurança do trânsito de bicicletas. Até domingo (23), estão programadas atividades em sete cidades: Gama, Taguatinga, Samambaia, Paranoá, Ceilândia, Recanto das Emas e Plano Piloto.

 

A bicicleta é uma excelente alternativa de transporte ecologicamente correto, que não polui, estimula a prática de atividade física e ainda reduz a quantidade de veículos automotores nas vias, diminuindo os congestionamentos tão presentes nas grandes cidades. No entanto, o ciclista ainda está muito vulnerável a acidentes e, por isso, é importantíssimo investir na conscientização das pessoas – que optam pela bicicleta ou pelos veículos motorizados – sobre os cuidados necessários a uma convivência pacífica e segura no trânsito.

 

Para isso, a Diretoria de Educação estará atuando em dois formatos: blitz educativa, com abordagem a condutores e ciclistas para entrega de material educativo; e Projeto Bike em Dia, geralmente em locais onde há ciclovia, com a montagem de uma tenda para exposição de materiais educativos, viaturas e realização de breves palestras aos ciclistas, com foco nos cuidados essenciais no trânsito e na manutenção preventiva da bicicleta.

 

Cronograma

Na terça-feira (18), houve blitz educativa, das 10h às 11h30, e o Projeto Bike em Dia, das 18h às 21h, na ciclovia paralela à Avenida Pioneira do Gama.  Hoje (19), das 10h às 11h30, as equipes de educação estiveram na Avenida Elmo Serejo, altura da Chácara Onoyama, sentido Taguatinga-Ceilândia. Agora no final da tarde, das 18h às 21h, o Projeto Bike em Dia acontecerá na ciclovia Sul de Samambaia, próximo ao Corpo de Bombeiros.

 

Na quinta-feira (20), haverá blitz educativa no Paranoá, das 10h às 11h30, e Projeto Bike em Dia na ciclovia do setor P Sul, em Ceilândia, das 18h às 21h. Na sexta-feira (21), das 18h às 21h, o Projeto Bike em Dia acontecerá na ciclovia próxima à Administração Regional do Recanto das Emas.

 

Das 8h às 12h de sábado (22), será a vez da ciclovia do Taguaparque receber o Bike em Dia; e, no domingo (23), também das 8h às 12h, o Viva W3 receberá a tenda do Bike em Dia, na altura da 507 Sul.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)