Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/17 às 20h50 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Dupla é presa ao tentar retirar veículo do Detran

A preferência dos estelionatários, geralmente, é por veículos de luxo e importados

(Brasília, 18/10/2017) – Na tarde desta quarta-feira (18), dois homens foram presos pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia da Asa Norte, ao tentarem retirar, com documentos falsos, um veículo que está apreendido no Depósito da Asa Norte. A denúncia partiu dos servidores do Detran, que perceberam se tratar de uma tentativa de golpe, quando um dos homens tentava passar por dono do veículo. 

Os acusados portavam uma procuração falsa emitida pelo cartório de Palmeiras de Goiás, que fica a 286 km de Brasília. Para conseguir o documento, a dupla adulterou a identidade do verdadeiro proprietário do automóvel. Somente neste ano, o Detran registrou 20 ocorrências semelhantes e cerca de 40 pessoas foram detidas.

A preferência dos estelionatários geralmente são veículos de luxo e importados. Eles pagam os débitos dos carros e revendem por preços bem abaixo do mercado. Para dificultar as investigações policiais, os bandidos pulverizavam as procurações falsas em cartórios do Piauí, Minas Gerais e Goiás. O caso também é investigado pela Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf).

Para o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, o órgão está alinhado com outras instituições de segurança pública para evitar esse tipo de golpe. “Nossos servidores estão se aprimorando a parceria com a Polícia Civil e Militar, a fim de inibir e impedir essas práticas criminosas. Além disso, a principal orientação é para que as procurações sejam avaliadas com extrema atenção”, afirmou Fonseca.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)