Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/17 às 10h35 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Educadores serão capacitados para repassar educação de trânsito

COMPARTILHAR

2,7 mil professores da rede pública farão o curso de Formação em Mobilidade e Trânsito

(Brasília – 20/9/2017) – Para melhorar a eficácia do projeto Detran nas Escolas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai iniciar o curso de formação de educadores das escolas públicas do DF, para que eles interfiram diretamente na educação de trânsito de crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino. “O objetivo é trabalhar na conscientização dos futuros motoristas para atingirmos um trânsito mais seguro e mais humano”, destaca o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca.

Para a capacitação dos professores, a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran lançou um projeto inédito de curso na modalidade a distância (EaD), o primeiro oferecido em Ambiente Virtual de Aprendizagem. A meta é capacitar, nessa primeira etapa, 2.700 profissionais entre professores, coordenadores e diretores de escolas públicas do DF, para atuarem ativamente no programa Detran nas Escolas.

O curso Formação em Mobilidade e Trânsito será realizado em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento de Profissionais de Educação (Eape) e terá tutoria de professores da Escola Pública de Trânsito, que estão em capacitação para esse fim. A carga horária será de 120 h/a, das quais 104 são a distância e 16 presenciais – divididas em quatro encontros.

As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas no endereço eletrônico http://www.eape.se.df.gov.br/. A partir de 21 de setembro começa a ambientação do curso, e a aula inaugural será no dia 26 de setembro, no auditório da Eape, com a presença do especialista Eduardo Biavati.

Público-alvo

Serão oferecidas 2.000 vagas para professores da educação infantil da rede pública de ensino ou entidades conveniadas e 700 vagas para professores do ensino fundamental da rede pública, sendo 500 para os docentes dos anos iniciais (1° ao 5º ano) e 200 para quem ministra aulas de Geografia no 7º ano.

O Detran  já planeja a oferta de cursos livres de curta duração voltados à conscientização dos diversos públicos – pedestres, ciclistas, motoristas – sobre comportamentos seguros no trânsito, além de cursos de qualificação para os profissionais do trânsito, com destaque para os instrutores e examinadores de trânsito. 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)