Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/18 às 16h16 - Atualizado em 27/06/18 às 12h05

Emissão da Permissão Internacional Para Dirigir – PID

(Para realizar o serviço diretamente, basta acessar a opção “ETAPAS DO SERVIÇO”)

 

 

É a emissão da Permissão Internacional para Dirigir-PID nos países signatários da Convenção de Viena. Para maior segurança, o condutor deve consultar o Consulado do País em que deseja dirigir, para verificar a necessidade de emissão do documento. A PID é a cópia fiel da Carteira Nacional de Habilitação-CNH.

 

O condutor não cadastrado no Detran-DF ou que necessitar alterar algum dado da CNH deverá primeiro, solicitar a transferência de prontuário e/ou alteração de dados da CNH, para só então solicitar a PID. Vide serviço Transferência de Prontuário e/ou Alteração de Dados da CNH.

 

A PID não substitui a CNH em território nacional.

 

A data de vencimento da PID será de 3 (três) anos ou, caso a CNH tenha validade menor que três anos, a PID terá a mesma validade da CNH do requerente.

 

CNH dentro do prazo de validade, emitida pelo Detran-DF.

 

Os valores cobrados pelo serviço, bem como os possíveis serviços complementares, podem ser consultados na Tabela de Preços do Detran-DF.

 

– CNH – Emissão da Permissão Internacional (PID).

– CNH – Permissão para Dirigir – Custo de impressão do documento (PID).

 

O pagamento do serviço deverá ser realizado em uma agência bancária de um do(s) banco(s) indicado(s) no(s) boleto(s) de pagamento.

 Pela Internet:
No site do Detran-DF (Clique aqui).
Central de Informações – 154 ou pelo site do Detran-DF (Clique aqui).

1.Preencher requerimento de solicitação da Permissão Internacional de Dirigir – PID no site do Detran-DF, fazendo a opção de receber o documento pelos Correios ou buscá-la na unidade do Detran, e emitir o boleto para pagamento.

2.Realizar o pagamento do boleto em uma agência bancária de um do(s) banco(s) indicado(s) no(s) boleto(s).

3.Caso opte por buscar a PID, a retirada deverá ser feita no Núcleo de Atendimento de Habilitação, da Gerência de Atendimento, localizado no Detran-Shopping Popular.

 

Para retirada no Detran, o prazo para emissão da PID é de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de confirmação de pagamento do serviço no sistema informatizado do Detran-DF.Para recebimento pelos Correios, o prazo é de 20 (vinte) dias, a contar da data de confirmação de pagamento do serviço no sistema informatizado do Detran-DF.

Conforme a Lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, alterada pela Lei nº 10.741/2003, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)