23/01/14 às 13h41 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Esquema de trânsito para os eventos do fim de semana

Equipe de fiscalização do Detran fará o controle do trânsito de veículos e pedestres nas imediações da Esplanada

Em razão da Corrida de Reis, com data prevista para sábado (25), no Eixo Monumental, os auditores fiscais de trânsito do Detran serão responsáveis pelo controle do fluxo de veículos e pedestres nas vias do lado Sul a partir do canteiro central da Esplanada dos Ministérios.

Para garantir maior fluidez no trânsito e a segurança aos usuários da via, assim como aos participantes da corrida, haverá montagem de passagem de pedestre, às 18h, na via S1 próximo ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Os atletas e o público circulante poderão utilizar as vias alternativas N2 e S2 para deslocamento.

Além disso, haverá o isolamento gradual da via S1. As três faixas opostas ao canteiro central, próximo à entrada de acesso à Câmara Legislativa do DF, serão isoladas das 16h às 18h. A partir de então, a via será totalmente isolada, com desvio do fluxo de trânsito para o Setor de Indústrias Gráficas. A liberação será condicionada à passagem dos atletas pelos pontos de controle.

Os dois estacionamentos da plataforma superior da rodoviária (lado sul) também serão isolados e sinalizados para utilização dos ônibus próximo ao horário da corrida, que terá largada às 19h em frente ao Ginásio Nilson Nelson.

Estacionamentos
Ficam sugeridos os seguintes estacionamentos para utilização do público:

Parte Sul:
– Estacionamento dos fundos do TJDFT e MPDFT;
– Estacionamento 12 do Parque da Cidade;
– Estacionamento do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade;
– Estacionamento da Câmara Legislativa e do TSE.

Parte Norte:
– Estacionamento do Anexo do Palácio do Buriti;
– Estacionamento do TCDF;
– Estacionamento dos fundos do Ginásio Nilson Nelson;
– Estacionamento do Estádio Nacional de Brasília.

Entretanto, como há uma expectativa de grande público para a corrida, já que estão inscritos 16 mil atletas, quem for ao evento deve preferir transporte público coletivo.

Corrida do Sol
E no domingo, dia 26, haverá a Corrida do Sol no Parque da Cidade, das 8h às 11h. O sentido horário de circulação ficará interditado a partir das 8h até a passagem do último corredor. A via só será liberada à medida que se verificar a segurança dos atletas. Por isso, o Detran orienta aos condutores que evitem utilizar as vias do Parque da Cidade nesse período e procurem outras formas de transporte até a região.

A largada e a chegada serão no Estacionamento 09, próximo a Praça dos Cristais (Bar Pirraça). Ressalta-se que os outros estacionamentos não serão interditados, porém, haverá controle na passagem para o estacionamento da Administração e Quiosque do atleta.