19/09/17 às 17h20 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Evento comemora os 20 anos do Código de Trânsito

Redução de mortes no trânsito do DF é destaque no Seminário de 20 anos do CTB

(Brasília, 19/09/2017) – A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (19/09), o Seminário 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro. Durante a abertura do evento, a redução de mortes no trânsito no Distrito Federal foi lembrada como um dos grandes resultados da implantação da legislação de trânsito no país.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Deputado Hugo Legal, autor da Lei Seca, destacou a importância do trabalho dos órgãos de trânsito do DF. “Ontem participei com orgulho da abertura da Semana Nacional de Trânsito do DF, pois pude conhecer melhor o Detran e o DER e verificar a redução de 99 mortes no trânsito nesse ano, dado extremamente significante”.

De janeiro até o dia 10 de setembro deste ano, foram registradas 173 vítimas fatais, contra 272 em 2016. Esse dado significa que 99 vidas foram salvas se comparado ao mesmo período do ano passado. Em janeiro deste ano, o Detran-DF registrou a menor quantidade de vítimas em acidentes de trânsito dos últimos 17 anos, foram 16 mortes em todo o Distrito Federal. O diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, destaca o trabalho integrado da Engenharia, da Fiscalização e da Educação na aplicação da legislação de trânsito e consequentemente nos resultados históricos que têm sido alcançados.

Álcool e direção
Durante o Seminário, a Diretoria de Educação do Detran promove uma ação educativa que demonstra os efeitos da ingestão de bebida alcoólica no organismo. Por meio dos óculos “DrunkBuster”, que simulam efeitos de álcool e outras drogas, tanto em condutores quanto em pedestres, é possível verificar como a visão, a coordenação motora e o tempo de reação são afetados. Os equipamentos são utilizados nas atividades da Diretoria de Educação de Trânsito, sendo mais uma ferramenta do Detran-DF na promoção da conscientização pela paz no trânsito.