26/04/21 às 17h41 - Atualizado em 13/01/22 às 18h24

Fim de semana teve 81 condutores alcoolizados flagrados pela fiscalização do Detran

Na Vila Planalto, 61% dos abordados na Operação Toque de Recolher conduziam sob efeito de álcool

Zélia Ferreira

(Brasília – 26/4/2021) – Entre a noite de quinta-feira (22) e a noite de domingo (25), as equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal flagraram 81 condutores conduzindo veículos sob a influência de álcool. Este número representa 16% dos 511 veículos que os agentes abordaram durante as blitzes da Operação Toque de Recolher.

Neste tipo de operação, que ocorre todos os dias entre as 22h e as 5h, os condutores abordados pelos agentes de trânsito são orientados a se dirigirem a suas casas ou ao trabalho, quando for o caso. Além disso, os flagrantes de irregularidades de trânsito resultam em autuações de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Neste fim de semana, a infração mais flagrada pelos agentes do Detran foi o desrespeito ao artigo 165 do CTB, que considera infração gravíssima conduzir veículo sob influência de álcool ou outra substância entorpecente.  Entre os condutores abordados, também foram autuados 26 que não possuíam habilitação, 14 com escapamento da motocicleta adulterado e 113 por infrações diversas. As operações resultaram também no recolhimento de 40 veículos ao depósito da autarquia.

Vila Planalto

A maior quantidade de flagrantes de alcoolemia ocorreu em uma blitz, realizada com o apoio da Polícia Militar, na noite de domingo (25), na Vila Planalto. Em 61% dos veículos parados pela fiscalização, o condutor tinha ingerido bebida alcoólica: 27 dos 44 condutores abordados entre as 20h e as 22h30. Também foram autuados dois condutores não habilitados, um com a Carteira Nacional de Habilitação vencida e outro com a habilitação cassada. A fiscalização ainda autuou outros seis por infrações diversas e recolheu três veículos ao depósito.

“A quantidade de condutores que estavam dirigindo embriagados na Vila Planalto nos assustou, numa proporção de praticamente 2 a cada 3 veículos abordados. Infelizmente, muitos condutores ainda não se conscientizaram da gravidade que é dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Ainda bem que conseguimos tirá-los da direção de seus veículos antes que ocorresse um acidente com final trágico”, explica o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm.

Além da Vila Planalto, o fim de semana contou com operações em Sobradinho, Recanto das Emas, Guará, Taguatinga, Setor Policial Sul, Gama, Ceilândia, Asa Norte, Noroeste, Itapoã, Vicente Pires, riacho Fundo II, Vila Planalto, Candangolândia, Jardim Botânico e Brazlândia.