Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/19 às 17h06 - Atualizado em 29/08/19 às 17h11

Fiscalização do CRLV 2019 começa neste domingo (1º)

Mais de 46% da frota do Distrito Federal está licenciada

 

Valquíria Cunha

(Brasília, 29/08/2019) – A fiscalização do licenciamento 2019 terá início neste domingo (1º) e seguirá o calendário nacional do Contran, escalonado por final de placa. A partir de setembro, os condutores de veículos com placas terminadas em 1 e 2 deverão portar o Certificado de Licenciamento 2019. Até agora, 837.648 veículos foram licenciados no Distrito Federal, 46,4% da frota de 1.804.572 da Capital. Para receber o documento é necessário quitar todos os débitos como taxa de licenciamento, multas, IPVA e DPVAT.

 

Principalmente neste período do ano, o número de usuários que procuram as unidades do Detran aumenta consideravelmente, por isso, o órgão disponibilizou diferentes formas de atendimento presencial e aumentou a oferta de serviços online. O objetivo é diminuir as filas, oferecer maior conforto à população e agilidade na entrega do documento.

 

Portal de Serviços

 

Por meio do Portal de Serviços do Detran-DF, lançado em julho deste ano, o cidadão pode escolher previamente, em qual unidade do Departamento ou do Na Hora deseja retirar o documento. Além disso, é possível acompanhar o andamento da emissão do CRLV no menu MINHAS SOLICITAÇÕES. O sistema atual, no qual o proprietário de veículo realiza os pagamentos e aguarda o licenciamento chegar pelo correio, continua funcionando normalmente.

 

Ainda pelo Portal o cidadão pode gerar e imprimir a Autorização de Circulação no DF, que tem validade de 60 dias, ou ser direcionado ao site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para fazer o cadastro e seguir o passo a passo para baixar o CRLV Digital.

 

Projeto Detran nas Cidades

 

Em julho deste ano, o Departamento de Trânsito lançou o Projeto Detran nas Cidades, no qual a autarquia utiliza um ônibus equipado para realizar atendimentos presenciais e oferecer serviços como consulta de débitos, impressão de boletos e emissão do CRLV no mesmo dia.

 

O projeto acontecerá até novembro e, a cada semana, o ônibus estará em uma Região Administrativa diferente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h. O cronograma está disponível no site da autarquia: http://www.detran.df.gov.br/calendario-do-projeto-detran-nas-cidades/.

 

Calendário por final de placa de veículo

 

Desde 2018, a fiscalização do licenciamento no Distrito Federal segue o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência ocorre a partir do 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

 

Calendário escalonado (fiscalização por final de placa)

 

1 e 2: 1º de setembro

3, 4 e 5: 1º de outubro

6, 7 e 8: 1º de novembro

9 e 0:  1º de dezembro

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)