6/10/22 às 13h48 - Atualizado em 6/10/22 às 13h48

Fiscalização flagra 525 condutores alcoolizados no fim de semana

Destaque para a 18ª edição da Operação Força Conjunta que tem o objetivo de promover a segurança no trânsito

(Brasília, 26/9/2022) – De acordo com dados dos órgãos de segurança no trânsito, de sexta-feira (23/9) a domingo (25/9), 525 condutores foram autuados por dirigir o veículo sob a influência de bebida alcoólica, sendo que dois foram conduzidos à delegacia por apresentarem concentração de álcool considerada crime. Também foram autuados 349 motoristas por uso do celular, 394 por falta do cinto de segurança, 146 com a CNH irregular e 13 conduzindo veículo com escapamento em desacordo com a legislação. Os agentes recolheram 12 veículos ao depósito. As operações de fiscalização ocorreram em Águas Claras, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Lago Sul, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, São Sebastião, Sudoeste e Taguatinga.

Força Conjunta

Dentre as ações de fiscalização realizadas no fim de semana, destaque para 18ª edição da Operação Força Conjunta que tem o objetivo de promover a segurança no trânsito, coibindo a prática de infrações. Na sexta-feira (23/9), o Detran-DF, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram pontos de bloqueio na L4 Sul, Sudoeste, Eixo Monumental, Ponte JK, Pontão do Lago Sul e na Ponte das Garças. Durante a operação, foram abordados 1.032 condutores. Dentre as principais infrações registradas, destaque para 145 motoristas flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólica. A ação contou com o efetivo de 127 servidores.

Operação Rescaldo

Destaque também para a Operação Rescaldo, realizada sábado (24) e domingo (25), entre as 5h e 7h da manhã na via Elmo Serejo, altura da Feira dos Importados de Taguatinga, onde foram flagrados 19 condutores sob efeito de álcool. A operação tem o foco no combate à alcoolemia ao volante e visa flagrar condutores que tentam burlar a fiscalização de trânsito, saindo de festas e bares já ao amanhecer.

Controles de trânsito

Além da fiscalização de trânsito, as equipes do Detran também controlaram o trânsito nos eventos do fim de semana, como: no Na Hora Mais Perto do Cidadão, na Cidade Estrutural; nos 69º Jogos Universitários Brasileiros; na Procissão do Padroeiro, no Recanto das Emas; na Rua do Lazer Paranoá; na Corrida Pão de Açúcar; no Passeio Ciclístico “Só Quero Pedalar”; na Rua do Lazer do Guará; no desvio de trânsito por obras no Paranoá; entre outros.