Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/22 às 13h30 - Atualizado em 6/10/22 às 13h30

Intervenção em retorno na EPAA traz mais segurança e fluidez ao trânsito

COMPARTILHAR

Experiência tem sido bastante exitosa e órgãos de trânsito decidem ampliar horário das alterações viárias para beneficiar cerca de 17 mil condutores que circulam por ali diariamente

 

Zélia Ferreira

 

 

(Brasília, 13/9/2022) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal tem atuado em diversos pontos do DF com intervenções planejadas para dar maior fluidez e segurança ao trânsito da capital. Um desses casos é o fechamento do retorno em frente ao Arquivo Público, na Estrada Parque Abastecimento e Armazenagem – EPAA (ou DF-010), beneficiando mais de 17 mil condutores que circulam pela região diariamente. 

Apesar da via ser de circunscrição do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o gargalo que se formava ali, principalmente em horários de pico, impactava negativamente o trânsito em toda a região, inclusive nas vias de jurisdição do Detran-DF, que fica nas adjacências, gerando congestionamentos e riscos de acidentes. Assim, nossas equipes, com a anuência do DER, buscaram desviar o fluxo de veículos para o próximo retorno, a poucos metros dali, com saída livre, que garante tanto a fluidez como mais segurança aos condutores.

Mais segurança 

A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito analisou o fluxo na região e observou que aquele retorno, naquela localização, gerava alto risco de acidente no cruzamento, pois a saída do retorno na EPAA é muito próxima à entrada da outra via, a SRPN Trecho 2, que se dá em curva acentuada à direita, bastante escorregadia em dias chuvosos.  Como o próximo retorno fica a poucos metros, desviar o fluxo de veículos para lá mexeria muito pouco na rota dos condutores e traria muitos ganhos para milhares de usuários que contariam com um trânsito mais fluido e seguro.

Vale destacar que a intervenção do Detran também aumentou a fluidez ao local, pois o retorno que foi fechado não dispõe de saída livre e os carros eram obrigados a parar e aguardar a vez de cruzar a via, formando filas muito grandes em horários de pico. Já o próximo retorno, para onde os veículos são direcionados, é feita uma saída livre, de forma que não é necessário parar e interromper o fluxo de veículos, além de permitir que os condutores façam a transposição das faixas para a direita com mais calma e em segurança, pois está mais distante da entrada para a SRPN Trecho 2, à direita da via. No retorno anterior, havia a necessidade de cruzar a via de uma única vez e entrar em uma curva acentuada à direita, o que gerava alto risco de colisão e capotamento.

Ampliação do horário 

Inicialmente, a intervenção era realizada pontualmente somente no período da manhã, nos horários de pico. No entanto, durante os estudos técnicos, observou-se grande impacto na fluidez do trânsito nos horários em que a intervenção não era realizada. Por isso, em caráter experimental, o Detran estendeu a intervenção de forma a permanecer durante todo o período diurno, das 7h às 19h. A medida foi aprovada pelo DER, que já analisa fazer a alteração viária de forma definitiva na via de sua circunscrição.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)