Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/22 às 17h43 - Atualizado em 30/06/22 às 13h26

Maio Amarelo no DF conta com a força e a alegria das crianças

COMPARTILHAR

Autoridades do governo federal e local participaram da solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo 2022, na manhã desta terça-feira (3), em Brasília

 

Zélia Ferreira

 

 

(Brasília – 3/5/2022) – Mais de 400 crianças estiveram na manhã desta terça-feira (3), na sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, para participar das ações educativas que marcaram o início do Movimento Maio Amarelo 2022 no DF. A cerimônia de abertura das atividades, que este ano terão como slogan “Juntos Salvamos Vidas”, foi realizada no auditório do Detran Sede e contou com a presença de representantes do governo federal e local, além de especialistas de trânsito.

 

“Este é o mês mais importante do ano para o Detran-DF, pois intensificamos nossa missão de promover a segurança, a fluidez e a civilidade para o trânsito. A integração, que é a marca do governo Ibaneis Rocha e Paco Britto, é o que nos une nesse esforço coletivo em prol de um trânsito mais humanizado e seguro para todos”, disse o diretor-geral do Detran-DF, Thiago Nascimento, que reforçou o trabalho integrado dos órgãos de trânsito que atuam no DF e agradeceu o empenho de todos os que possibilitam o Detran-DF ser referência nacional em gestão, governança e educação para o trânsito, preservando vidas e aumentando a satisfação e a confiança da população com a instituição e os serviços ofertados.

 

O secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, lembrou sua participação, quando criança, nas ações de rua junto com sua mãe, Elisete Carneiro, que integrou a equipe de Educação de Trânsito do Detran-DF. “O Detran-DF já está devidamente uniformizado para o Maio Amarelo, com a cor que representa a atenção, o zelo com a vida. Lembro-me que eu estava desde pequeno nas ações de rua, quando ainda nem existia Maio Amarelo. Os conceitos de segurança de trânsito sempre estiveram presentes na minha vida. É muito importante termos a consciência de que todos somos responsáveis para um trânsito mais seguro. Neste mês, vamos invadir as ruas e levar os conceitos de segurança para todo o DF”, conclamou o secretário.

 

Para o vice-governador, Paco Britto, “todos nós percebemos a redução significativa de mortes e precisamos manter a vigilância. Da conscientização de crianças, jovens e adultos depende a redução de acidentes, que ainda hoje vitimam cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil.” Ele ainda destacou que “depois de muito tempo fazendo só sinalização de vias, o Detran-DF finalmente poderá fazer pequenas obras de acessibilidade nas faixas de trânsito que já são orgulho em todo o país”.

 

Durante a cerimônia de abertura do Maio Amarelo 2022, o Detran-DF montou tendas com faixas alusivas ao slogan “Juntos salvamos vidas” e realizou diversas palestras, apresentações teatrais, ensinou a utilizar a faixa de pedestre, o semáforo com botoeira, fez demonstração de equipamentos de engenharia e exposição de viaturas, incluindo as motocicletas e a aeronave da fiscalização – o Sentinela.

 

Programação

Durante todo o mês de maio, cerca de 30 grandes ações educativas serão realizadas nas diversas regiões administrativas do DF, como a 8ª edição do Passeio Ciclístico, que acontecerá no Gama, no dia 25, e contará com a participação de mais de 20 ciclistas deficientes visuais em bicicletas compartilhadas, que integram o grupo DV na Trilha. No dia 29 de maio, das 9h às 12h20, acontecerá a Caminhada pela Segurança no Trânsito, no Parque da Cidade. O evento contará com participação de servidores do Detran, escolas, faculdades e a comunidade em geral.

 

 

 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)