Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/14 às 14h02 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Mais de 500 mil veículos na mira da fiscalização

Cerca de mil veículos não licenciados já foram apreendidos pelo Detran em duas semanas

Desde o início da fiscalização do licenciamento 2014, no dia 16 de outubro, mais de 15 mil veículos foram abordados nas operações do Detran, o que resultou na apreensão de cerca de mil veículos não licenciados.

Só hoje (3) estão previstas 11 operações específicas para esse tipo de fiscalização em cidades como: Samambaia, Vicente Pires, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Brasília, Guará, Sobradinho e Paranoá. Além de todas as blitzes de rotina onde é praxe conferir documentação do veículo e do condutor.

Até agora, 551.772 veículos ainda não estão licenciados, o corresponde a 35% da frota atual de 1.551.871 veículos.

Condutor surpreendido nas blitzes com o veículo não licenciado comete infração gravíssima, recebe multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH e têm o veículo apreendido. Para retirar o veículo do depósito, o proprietário terá que arcar com os custos do guincho, das diárias e da taxa de vistoria, exigida no momento da liberação do veículo, além da quitação de todos os débitos em aberto.

Mesmo que o veículo esteja licenciado, a falta do documento obrigatório também é infração, penalizada com multa de R$ 53,20, três pontos na CNH e retenção do veículo.

Regularização

Para regularizar a situação do veículo, basta quitar débitos de IPVA (junto à Secretaria de Fazenda), seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas vencidas. Os boletos podem ser emitidos pela internet, no site do Detran, ou em qualquer posto de atendimento da autarquia ou do Na Hora. 

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)