Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/16 às 19h11 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Mortes no trânsito do DF cai 39,4% em fevereiro

COMPARTILHAR

Detran atribui resultado ao esforço concentrado da fiscalização e das atividades educativas

(Brasília, 09/03/2016) – Após registrar, em 2015, o menor número de mortes no trânsito dos últimos 20 anos, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) computou mais um recorde na redução de vítimas fatais.

Em fevereiro deste ano foi registrada uma queda de quase 40% no número de mortos em acidente de trânsito, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2015, foram 33 mortos contra 20 este ano. É o menor número de vítimas fatais registrado nos meses de fevereiro.

Este é o terceiro menor número de vítimas fatais inscrito nas estatísticas do Detran. Perde somente para os meses de agosto de 2000 e setembro de 2015, quando ocorreram 19 mortes em cada um dos períodos.

O Direção-geral do Detran atribui esse resultado ao esforço concentrado da fiscalização e das atividades educativas de trânsito no último ano. Somente em 2015, a Diretoria de Educação de Trânsito promoveu 470 atividades, além de nove campanhas veiculadas na mídia.

Já a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito realizou 1.318 operações e autuou cerca de 14 mil condutores alcoolizados, além de apreender 24.057 veículos. Segundo o diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, as ações adotadas pela autarquia visam coibir práticas perigosas, como a ingestão de álcool antes de dirigir.

Neste ano, as ações do Detran foram intensificadas. Nos dois primeiros meses do ano foram realizadas 217 operações de fiscalização, quase o dobro do ano passado, e as 74 atividades educativas de trânsito atingiram um público de mais de 100 mil pessoas. 

Esse resultado foi divulgado oficialmente, em entrevista coletiva das Forças de Segurança Pública do DF, na terça-feira (08/03). “Isso reafirma a importância do trabalho integrado entre os órgãos da segurança pública para a preservação da vida do cidadão”, afirmou Amorim. 

Participaram da coletiva a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, o comandante-geral em exercício do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos, o subsecretário do Sistema Penitenciário, Anderson Damasceno, o subsecretário de Integração e Operações de Segurança Pública, cel. Márcio Pereira da Silva, subsecretário de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal, cel. Sérgio José Bezerra.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)