Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/21 às 14h47 - Atualizado em 13/01/22 às 18h25

Operação Força Conjunta reúne 150 agentes e policiais para coibir a embriaguez ao volante 

COMPARTILHAR

Detran, DER, PMDF, PRF flagraram 152 condutores alcoolizados. Além disso, foi encontrada uma espingarda calibre 22 e 31 munições

Ana Carolina Oliveira

(Brasília, 23/01/2021) Entre as 22h de sexta-feira (22) e às 2h de sábado (23), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN, a Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER e a Polícia Rodoviária Federal – PRF realizaram mais uma Operação Força Conjunta.

 

Com o lema “O crime passa pelo trânsito”, a operação busca unir forças para promover maior segurança viária à população, coibindo, por exemplo, alcoolemia ao volante, entre outros delitos e infrações que ofereçam risco ao tráfego.

 

Todos os representantes das forças foram uníssonos em destacar a integração entre as instituições. Para o diretor-geral adjunto do Detran, Gustavo Amaral, a Força Conjunta representa a união entre os órgãos em busca de maior segurança para o Distrito Federal. “A vital importância aqui é o trabalho conjunto em prol da sociedade”, acrescenta Gustavo.

 

Resultado

Nesta 6ª edição, as equipes de policiamento e fiscalização de trânsito montaram oito pontos de bloqueio em São Sebastião, Lago Sul e nas vias de acesso ou adjacentes a essas cidades. Ao todo, foram realizadas cerca de 500 abordagens.

 

Os policiais e agentes flagraram 152 pessoas conduzindo veículos sob a influência de álcool, dentre elas, cinco apresentaram teor alcoólico considerado crime. Outros 33 condutores não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o Major Rio Branco, da Polícia Militar, a atuação da fiscalização de trânsito é preventiva e salva vidas. “Estamos tirando de circulação uma potencial arma, como a embriaguez ao volante e aqueles que não são habilitados para dirigir”, destaca o major.

 

Ainda durante a operação, foram autuados seis motociclistas por conduzir veículo com o escapamento irregular, sete condutores com a CNH vencida e dois que estavam com o direito de dirigir suspenso. Ao todo, 52 veículos foram removidos ao depósito por possuírem irregularidades.

 

Durante as abordagens, foi encontrada uma espingarda calibre 22 e 31 munições. O condutor foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

 

Efetivo

Na operação, foram empregadas 30 viaturas do Detran, 17 da Polícia Militar, 10 do DER e quatro da PRF, totalizando cerca de 150 agentes e policiais. Além disso, a ação contou com o apoio da Unidade de Operações Aéreas do Detran, por meio do helicóptero e dos drones. E ainda foram empenhados seis guinchos, sendo três do Detran e mais três do DER.

 

Balanço

Lançada no dia 18 de agosto, a Força Conjunta acontece mensalmente e cada edição fica sob a coordenação de uma das quatro instituições integrantes. As edições anteriores somam 3.357 abordagens, 586 flagrantes de alcoolemias e 217 condutores inabilitados.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)